Ministério do Meio Ambiente repassa 4,9 milhões para Programa Lixão Zero da prefeitura

Recursos foram utilizados na aquisição de veículos, equipamentos e materiais para a coleta dos resíduos sólidos

Guarapuava foi um dos 57 municípios brasileiros contemplados no programa do Governo Federal e recebeu recursos de 4.9 milhões pelo convênio firmado com o Ministério do Meio Ambiente e Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. Os recursos foram utilizados na aquisição de veículos, equipamentos e materiais para a modernização da coleta e destinação final ambientalmente adequada para os resíduos sólidos.

Na quinta-feira (08), o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Marcio Nunes, e equipe técnica estiveram em Guarapuava para acompanhar a execução do Programa Lixão Zero na cidade.

“A otimização da gestão de resíduos sólidos evita a contaminação do solo, da água, do ar e a emissão de gases de efeito estufa. A saúde da natureza e da população são beneficiadas pelo descarte correto.

Faça chuva ou faça sol, todos os dias o resíduo vai ser gerado, e precisa ter a melhor destinação possível”, ressaltou o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná Marcio Nunes falou sobre a geração de lixo diária e o impacto no meio ambiente.

“Estudos mostram que cada um de nós gera em torno de 800g de lixo por dia. Precisamos dar um melhor aproveitamento, seja pela reutilização, a reciclagem, o aproveitamento energético, são vários caminhos e tecnologias que podem contribuir, o lixão zero vem para iniciar essa melhoria ambiental”.

Durante o evento, a deputada Cristina Silvestri parabenizou toda a equipe e afirmou que o meio ambiente é o grande desafio da sociedade.

“Temos em Guarapuava uma equipe comprometida, precisamos da consciência da população para lutar junto nessa causa.

O Lixão Zero traz ações concretas que vão mudar a qualidade de vida das pessoas já num curto prazo. Que esse exemplo seja levado a outros municípios do Paraná, a outros municípios do Brasil”, finalizou a deputada.

Já estão em Guarapuava, oito caminhões compactadores, três caminhões baú, um triturador de podas de árvore, uma balança para a pesagem de material reciclável e 150 contêineres, desses, metade destinado para o depósito de resíduos orgânicos e a outra parte destinado para recicláveis.