Lançado Programa de Residência Técnica em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação

Objetivo é capacitar gestores e aprofundar conhecimentos e habilidades na área de inovação

Capacitar gestores e aprofundar conhecimentos e habilidades na área da inovação. Com esta finalidade, a superintendência geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a aecretaria de Estado da Fazenda (Sefa) lançaram, nesta semana, o Programa de Residência Técnica em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação (Restec Gapi) em cerimônia no Cilla Tech Park, em Guarapuava.

A iniciativa contempla um curso de especialização que será ofertado na modalidade de ensino a distância pela Unicentro.

A ideia do programa é propiciar que profissionais recém-formados, servidores públicos e agentes promotores de inovação tenham a possibilidade de desenvolver atividades práticas que vão contribuir na sua qualificação de liderança, no processo estratégico em ecossistemas de inovação, com foco nos parques tecnológicos situados no território paranaense.

A Restec Gapi abrange categorias profissionais de várias áreas do conhecimento, como Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia da Produção. São 20 vagas para residentes técnicos, graduados nestas áreas profissionais, nos últimos três anos.

Os candidatos aprovados serão lotados em órgãos do Governo do Paraná, localizados na capital e em cidades do interior do Estado. Além das vagas para os residentes, serão ofertadas 40 vagas para servidores e empregados públicos e outras 60 vagas para agentes do ecossistema de inovação.

Considerado um programa inovador, a Residência Técnica do Governo do Estado do Paraná auxilia no aperfeiçoamento prático e teórico desses profissionais recém-formados, com impacto direto na qualificação do setor público, refletindo em melhorias nos serviços ofertados à população.

“O tema é absolutamente relevante, necessário, atual e, ainda, em estágio inicial. Os que estão se preparando hoje para trabalhar com o tema da inovação estão no processo inicial e, certamente, terão muito a contribuir para o avanço dessa questão que é relevante para o desenvolvimento do nosso país, do nosso estado. O governo precisa ser um ente facilitador e articulador para que a iniciativa privada, o setor produtivo empresarial aproxime-se do setor produtivo acadêmico e, neste sentido, possa gerar inovação.

É neste sentido que o curso que nós lançamos hoje, aqui, é uma parte importante deste processo, porque trabalha com a formação, a capacitação de gestores para estes ambientes que constituem os chamados ecossistemas de inovação”, explicou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.

“A união de todos os atores, desse ecossistema tão vasto, tão forte, aqui da região de Guarapuava é fundamental para que nós possamos construir um sistema consolidado. Quando nós falamos de um curso como este, nós estamos falando de uma coisa que é sensacional, necessária, que é a oportunidade, igualdade de oportunidades.

Então, que todos tenham condições de ter um curso gratuito, do Estado, para se qualificar e, obviamente, contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado”, avaliou o coordenador do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec), José Maurino Oliveira Martins.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, durante a cerimônia, agradeceu a confiança depositada na Unicentro, consequência do trabalho realizado ao longo dos últimos anos na área de inovação.

“Para a gente, é uma alegria muito grande a Unicentro estar a frente dessa residência técnica, isto mostra o trabalho que a gente tem desenvolvido por meio da nossa Agência de Inovação, também da nossa Incubadora Tecnológica, e que tem colocado a Unicentro muito bem avaliada e reconhecida no nosso estado.

Nós sabemos da responsabilidade dessa residência, o objetivo principal é formar gestores de ambientes promotores de inovação, formar pessoas que estarão à frente dos parques tecnológicos do nosso estado e, com certeza, essa residência será um sucesso, assim como a especialização, e esperamos que essa seja a primeira dentre muitas que virão”.

As inscrições para o programa estarão abertas de 22 de novembro a 2 de janeiro e devem ser feitas pelo site da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro (FAU) (concursosfau.com.br). No site também está disponível o edital contendo o conteúdo programático.