Guarapuava implementa tecnologia para identificação de problemas

Município sedia 1º SmartCity e anuncia contratação de solução de monitoramento urbano por meio de um automóvel de inteligência artificial

A cidade de Guarapuava promove o 1º Smart City que ocorre no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, nesta sexta-feira (28). Concomitante ao evento, o município comunica a etapa final de contratação da tecnologia de inteligência artificial para mapeamento urbano criada pela startup Mapzer.

Um veículo equipado com uma câmera de alta resolução, sensores especiais e IA passará a compor o cenário urbano do município, fazendo o reconhecimento e mapeamento das necessidades de manutenção como buracos em ruas e avenidas, falta de sinalização vertical ou horizontal, lixo em locais irregulares, entulho nas calçadas, tampas de bueiro quebradas, entre outros.

As negociações e estudos para implementação da tecnologia em Guarapuava se iniciaram durante o Smart City Expo World Congress, em Barcelona, na Espanha. “A tecnologia e inovação sempre estiveram no radar da gestão pública de Guarapuava. Não à toa, fizemos a primeira apresentação da Mapzer para eles em Barcelona.

Agora, durante o Smart City realizado no município concretizamos essa parceria, demonstrando que a troca de informações precisa andar junto da implementação de tecnologias que promovam uma eficiência da gestão e, consequentemente, uma melhoria na vida do cidadão”, explicou Paulo Tumasz Junior, Gerente Comercial da Mapzer.

A tecnologia já está em funcionamento em municípios dos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. Além do Smart City ser um marco importante para o início da parceria, a Mapzer também participará como palestrante.

“Nosso objetivo é provocar outros municípios a se inspirarem em Guarapuava. Nossa solução coloca a gestão urbana na palma da mão através de um software de IA e o evento é a oportunidade para aqueles que ainda não conhecem, entenderem o potencial disso para o futuro que já começou”, disse Tumasz Junior.

Ainda de acordo com ele, a tecnologia é adaptada de acordo com o número de habitantes, “garantimos 100% do mapeamento do espaço urbano desde as grandes capitais até os municípios menores”, completou.

O 1º Smart City Guarapuava é realizado pela prefeitura, por meio do Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUHG), da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação e Bairro Cidade dos Lagos.

Segundo o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, “Guarapuava se tornou um dos lugares mais procurados do Brasil por empresas de tecnologia. O Smart City é o momento de falarmos abertamente sobre tantos projetos desenvolvidos em nossa cidade e que beneficiam a população com a solução de problemas pontuais. Na gestão pública, a tecnologia é a grande aliada, pois diminui tempo, reduz gastos e executa as demandas com precisão”, pontuou o prefeito.