Educação lança o Guará Gamer nas escolas municipais

A competição é aplicada aos alunos do 5° ano e as atividades são voltadas para os descritores da Prova Brasil

A Secretaria de Educação de Guarapuava (SME) lançou o Projeto Guará Gamer- Gamificação em Matemática. A ação tem o intuito de aplicar os conteúdos da disciplina de matemática de forma interativa e lúdica aos alunos do 5° ano da rede municipal de ensino. As atividades são realizadas no modo arena, que é uma opção da plataforma Matific.  

As professoras do Departamento de Tecnologia Educacional e responsáveis pelo projeto, Rutineia da Rosa Blaka e Raphaeli Chaves, explicam como funciona a aplicação da competição.

“Dentro da Plataforma, utilizamos a ‘Arena’ e a gamificação matemática em tempo real. Este processo é acompanhado pelo professor ao mesmo tempo em que os alunos são desafiados a desenvolver o pensamento crítico, resolver problemas e a criar estratégias através de atividades interativas e lúdicas, promovendo assim a aprendizagem de forma atrativa e divertida”, explicou Rutineia.

“As diversas atividades que compõem a plataforma Matific, estão alinhadas à base nacional comum curricular e ao currículo local, apresentando-se como uma plataforma personalizada para a rede municipal de ensino, de fácil acesso para professores e alunos. Além disso, há alinhamento aos descritores da prova Brasil, com foco na melhoria dos resultados”, complementou Raphaeli.

A competição, que iniciou nesta manhã com os alunos da Escola Municipal Abílio Fabriciano de Oliveira, será aplicada aos alunos do 5° ano de todas as escolas da rede municipal de ensino. As atividades do projeto são voltadas para os descritores da Prova Brasil.

“Como professora, notei uma evolução significativa dos alunos após a implementação do Matific na rede municipal de ensino. Principalmente os alunos que tinham dificuldade com o ensino da matemática.

Por isso, sou muito grata à plataforma, pois também nos auxilia a desenvolvermos melhor o ensino dentro da sala de aula”, ressaltou a professora da turma do 5° ano da escola, Rosângela Lima.

A aluna Tamili de Freitas, que ficou em 2° lugar na competição, contou o que sentiu ao participar da competição.

“Eu já sou apaixonada por matemática e participar das aulas do Matific me faz gostar ainda mais da matéria e me ajuda a tirar boas notas”, contextualiza a aluna.

“Eu percebo a alegria dos alunos em participar das aulas do Matific, eles se sentem desafiados a ir além do que eles já conseguem realizar. Com isso, são motivados a aprender cada vez mais.

Por isso, afirmo que a utilização deste recurso é de extrema importância tanto para os alunos, quanto para nós professores”, finalizou a professora responsável pela sala de tecnologia da Escola Abílio, Letícia Aparecida Fabiane.