Temos muita obras iniciadas, mas tenho comigo que a maior obra de um município é aquela que está concluída e este será o nosso desafio nos próximos meses, diz Edson Hoffmann (Foto: João Muniz/Extra)
João Muniz
Na última semana, o prefeito de Boa Ventura de São Roque, Edson Hoffmann (PSB), concedeu uma entrevista exclusiva ao jornal Extra Guarapuava, onde falou sobre os vinte meses de gestão à frente da administração municipal. Aos 43 anos, casado, pais de quatro filhos, ele foi vereador em dois mandatos entre os anos de 2005 a 2012. De acordo com o gestor, neste período, foram conquistados mais de R$ 4,3 milhões em recursos, com aplicação de mais de R$ 1,4 milhão de contrapartida em recursos próprios do município.
Nesses meses de gestão, tivemos alguns momentos de desânimos e frustrações, atrelados com momentos de importantes conquistas para o município e a população. Nesta semana. teremos o anúncio oficial das obras do Colégio Adonis Morski para consolidar estes 20 meses de mandato, enalteceu Edson.
![]()
Boa Ventura de São Roque conta atualmente com uma população de cerca de sete mil habitantes (Foto: Divulgação)
O gestor destaca que os recursos conquistados são históricos para Boa Ventura, vindos de parcerias com alguns deputados federais e estaduais, que representam os munícipes tanto no Governo do Estado, como a nível federal. Estamos ansiosos e otimistas para assinar nos próximos dias os convênios de liberação de recursos para pavimentação asfáltica em ruas do Centro da cidade. Temos muitas obras iniciadas, mas tenho comigo que a maior obra de um município é aquela que está concluída e este será o nosso desafio nos próximos meses, reiterou, se referindo que muitas vezes, a falta daqueles 50 metros de cascalho numa estrada ou no acesso às propriedades, a pavimentação asfáltica ou até mesmo a construção de uma ponte, causa uma frustração no gestor e na população – obras que significam muito no dia a dia de todos os munícipes.
FINANÇAS EM DIA
Edson Hoffmann comentou que a gestão anterior do prefeito Dimas Gralak deixou o município com as finanças e salários em dia e também, o maquinário em ordem. Com isso foi possível iniciar o novo mandato na busca de novos recursos, obras e melhorias para população. Ele também falou da redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que vem atingindo principalmente as cidades menores no país e no Paraná. A queda do FPM causa impacto diretamente na folha de pagamento, onde estamos num período em que o índice das remunerações salariais sobem e diminuem as receitas. Isso nos obriga a tomar medidas amargas na contenção de gastos, gerando um desgaste político perante a população, por gerar impactos negativos no comércio e para muitos trabalhadores que prestam serviço à prefeitura, disse o prefeito.
UNIFICAÇÃO DOS CONSÓRCIOS DE SAÚDE E HOSPITAL REGIONAL
Boa Ventura de São Roque faz parte do Consórcio de Saúde Intermunicipal (CIS), que passará por mudanças nos próximos meses, com a unificação dos três consórcios que compõem os municípios de Guarapuava e cidades da região. Uma conquista de todos nós gestores e a população, com a diminuição de despesas de transporte e também nas horas extras de motoristas, e com a ação mais importante que será para os pacientes que estarão mais próximos de suas casas, quando necessitarem de atendimento médicos, comemora.
Questionado sobre a expectativa com os novos governos (Estado e Federal) a partir de 2019, o gestor salientou que está otimista pensando no melhor para a população. Temos que agradecer aos gestores que cumpriram seu papel de mandatário e torcer para que o novo governador e o presidente da República sejam bem sucedidos nos desafios que teremos pela frente, frisou.