Diversos caminhos levam ao WinterShow 2019

A 16ª edição em Entre Rios deverá apresentar novidades de cultivares de cevada com resultados de uma década de pesquisa desenvolvida pela FAPA

O distrito de Entre Rios, em Guarapuava será destaque no Paraná e a nível nacional nesta semana com a realização da 16ª edição do WinterShow 2019. Evento contará com a apresentação de novas cultivares de cevada e palestras que vão abordar a importância da cultura do trigo, num contexto histórico para associados da Cooperativa Agrária.

Ao lado do arroz e do milho, o trigo é um dos cerais mais consumidos em todo mundo. E não é para menos: no pãozinho do café da manhã, no biscoito do lanche das crianças, na pizza do fim de semana com os amigos, e em muitas outras receitas, o trigo aparece com um dos ingredientes principais.

Além do aspecto comercial, o grão possui valor histórico para a Agrária, afinal foi um dos primeiros a ser cultivado pelos produtores do Distrito de Entre Rios, dando origem à industrialização da Cooperativa.

Há anos a FAPA trabalha com o moinho de trigo para desenvolver cultivares que atendam às especificações de nossos clientes. Assim, conseguimos produzir farinhas tipificadas, que atendem nichos de mercado como biscoitos, panetones, nutrição infantil e panificação industrial, comentou Rudolf Gerber, coordenador industrial da Agrária Farinhas.

Embora possua relevância junto à indústria, o cultivo do cereal não é suficiente para suprir a demanda nacional. A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), estima que a safra 2019/2020 produzirá 5,4 milhões de toneladas de trigo, aquém das 11 milhões que são consumidas anualmente no Brasil. O Paraná é o maior produtor do país, respondendo por aproximadamente 50% do volume colhido. Apesar disso, nota-se uma diminuição do plantio na região centro-sul do estado.

Tecnologias – Assim, sobraram motivos para que o grão fosse escolhido como tema da atividade que abre o WinterShow 2019. O painel Trigo: sua importância e seus desafios acontece no dia 15 de outubro, a partir das 10h30. A conversa será conduzida pelo pesquisador da FAPA Juliano Almeida, e contará com a presença dos pesquisadores Claudio Kapp Junior, da Fundação ABC, e Vladirene Macedo Vieira, da Embrapa.

Vamos discutir o aspecto econômico do trigo, mostrando a vantagem de seu cultivo na propriedade a longo prazo. Isso não tem apenas a ver com lucro, mas também com proteção e conservação do solo, entre outros fatores, esclareceu Almeida.

Para o pesquisador Claudio Kapp Junior, como qualquer outra atividade agrícola, o cultivo de trigo possui riscos. Entretanto, um bom planejamento estratégico pode diminuir possíveis ameaças à lucratividade do produtor. Acredito em frentes múltiplas para minimizar esse sentimento de risco. Atualmente existem ferramentas tecnológicas robustas que podem ser utilizadas para ajudar nestes fins, salientou.

Já a pesquisadora Vladirene Macedo Vieira ressalta a importância da cultura para o ciclo produtivo. O trigo desempenha um papel estratégico, sendo a principal cultura de grãos de inverno no sul do país, com inúmeros benefícios agronômicos e econômicos onde está inserido, disse.

Serviço:

WinterShow 2019

Painel Trigo: sua importância e seus desafios

Data: 15/10/2019

Horário: 10h30

Local: FAPA, Colônia Vitória, Entre Rios – Guarapuava, PR

Referência Nacional

A 16ª edição do WinterShow, maior evento de cereais de inverno do Brasil, traz várias novidades. E elas não estão restritas apenas à programação do evento. Na Estação de Cevada, além de falar sobre o manejo para altas produtividades, os pesquisadores da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), apresentarão ao público uma nova cultivar.

Quem aprecia o sabor da cerveja gelada no copo pode até não imaginar, mas para obter um produto de qualidade é necessária muita pesquisa, trabalho este que começa no campo. Durante quase uma década, o programa de melhoramento da FAPA trabalhou para o desenvolvimento de uma nova variedade de cevada que respondesse aos anseios dos cooperados da Agrária no que diz respeito à produtividade e atendesse as particularidades exigidas pela indústria para a fabricação de um bom malte.

Assim nasceu a Imperatriz. A cultivar está em fase de homologação e seus resultados prometem ser promissores. Entre os principais diferenciais estão seu porte adequado, que a torna menos suscetível ao acamamento, e sua grande tolerância a doenças como Mancha em Rede. Durante o WinterShow iremos difundir as características da cultivar, seu comportamento no processo de pesquisa e experimentação e compará-la com as demais variedades que trabalhamos hoje, comenta Noemir Antoniazzi, pesquisador da FAPA.