Defesa Civil atende casos de alagamentos em Guarapuava

Ao todo foram realizados 15 atendimentos no dia, entre eles de uma família com oito pessoas que estava ilhada

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (02), as equipes da Defesa Civil Municipal e das unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), estão realizando atendimentos aos casos de alagamento em Guarapuava. Ao todo foram realizados 15 atendimentos no dia, entre eles de uma família com oito pessoas que estava ilhada, sendo necessário o reforço do Corpo de Bombeiros para o resgate. Após o procedimento, a família aceitou ser levada para um abrigo.

“Estamos com duas equipes realizando o atendimento e recebendo os chamados da população. Somente hoje, devido ao grande volume de chuvas das últimas horas, já fomos acionados nos bairros Xarquinho, Industrial, Paz e Bem, Jardim das Américas, Vila Carli, Morro Alto e Jordão. Os atendimentos foram realizados de maneira emergencial e nos casos em que as famílias enfrentavam situações mais críticas, o Corpo de Bombeiros também foi acionado”, salientou a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Simone Lozeckyi.

As equipes ainda monitoram algumas regiões do município. No entanto, estão sendo disponibilizados o suporte de lona, telhas, roupas e vagas em abrigos para os atingidos. A ação ainda conta com o apoio da SURG e da secretaria de Obras para realizar alguns reparos. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), se uniu a outras secretarias para possíveis atendimentos nos próximos dias, onde a previsão é de mais chuvas em Guarapuava.

“Nossas equipes estão preparadas para o atendimento às famílias atingidas. Estamos com uma força-tarefa para tentar amenizar os problemas causados pela chuva que não tem cessado nestes últimos dias. A Defesa Civil Municipal e as equipes dos CRAS estão atentas para prestar todos os atendimento à população”, enfatizou a secretária Elenita Lodi.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) a cidade já registrou um acumulado de 63 milímetros. A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para a região de alto risco de alagamentos e deslizamentos. Caso precise de ajuda, os números para contato são o 193 (Bombeiros) ou 99808-9831/99813-3269 (Equipe de Plantão da Defesa Civil).