Cursos da Unicentro recebem quatro estrelas no Guia da Faculdade

O ranking é feito a partir de uma parceria entre o jornal O Estado de São Paulo e a startup Quero Educação

A Unicentro, mais uma vez, tem motivos para comemorar. Isso porque todos os cursos da universidade foram bem avaliados, ganhando quatro estrelas na última edição do Guia da Faculdade, que é a maior pesquisa de opinião sobre o ensino superior brasileiro.

O ranking é feito a partir de uma parceria entre o jornal O Estado de São Paulo e a startup Quero Educação. Na edição de 2021 foram analisados mais de 16 mil cursos de graduação de todo o Brasil por meio de uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” que, ao final, atribui aos cursos notas de um a cinco, com base nos aspectos da qualidade do corpo docente, do projeto pedagógico e da infraestrutura.

“São preenchidas as informações dentro do sistema do Guia da Faculdade, onde as instituições prestam informações sobre número de alunos matriculados no curso, número de concluintes, número e titulação dos professores, grupos de pesquisa, projetos de extensão, iniciação científica, internacionalização, enfim, todas as informações obre o curso”, explicou o diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, Angelo Marafon.

Cursos Avaliados – Os cursos avaliados com o conceito quatro estrelas são Administração de Guarapuava e Irati; Agronomia; Ciência da Computação; Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura); Ciências Contábeis de Guarapuava e Irati; Educação Física de Guarapuava; Enfermagem; Engenharia de Alimentos; Engenharia Ambiental; Engenharia Florestal; Farmácia; Filosofia; Física; Fonoaudiologia; Geografia (bacharelado e licenciatura) de Guarapuava e Irati; História Guarapuava e Irati; Jornalismo; Matemática de Guarapuava e Irati; Matemática Aplicada e Computacional; Secretariado Executivo; Serviço Social e Turismo.

A professora Patrícia Giloni, chefe do Departamento de Ciência Biológicas, em Guarapuava, pontua que ambas as modalidades do curso – licenciatura e bacharelado – contam com aproximadamente 26 docentes atuantes e 60 alunos matriculados. Ela ainda destaca que essa é a segunda vez que o curso conquista quatro estrelas na avaliação.

”Sermos bem avaliados pelo Guia da Faculdade é extremamente importante, porque ele tem uma tradição na divulgação dos cursos e isso lhe deu confiança e credibilidade ao longo do tempo para quem consulta esse guia. Ele serve como uma fonte importante de divulgação para os estudantes sobre as características e as condições dos cursos, e o nosso curso trabalha de forma bastante dinâmica o tripé ensino, pesquisa e extensão”, disse.

O chefe do Departamento de Administração, do campus Irati, professor Antônio João Hocayen, ressalta que a boa avaliação no Guia da Faculdade é reflexo do trabalho integrado e do comprometimento acadêmico dos envolvidos no curso, que conta hoje com 14 professores.

“Todo o conjunto de pessoal responsável por garantir que o curso de Administração exista, persista e consiga, de fato, executar os objetivos que foram estabelecidos no projeto pedagógico. A avaliação é representativa considerando que são avaliados corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura. Isso representa para nós que estamos no caminho certo.

Estamos em um processo de amadurecimento, consolidação e, de alguma forma, estamos acertando de forma consistente e contínua. De outro modo, também representa que ainda temos muito a aprender, a construir, a articular, integrar e aproximar essas vertentes que são avaliadas pelo Guia e, assim, promover uma formação acadêmica, humana e que garanta que a sociedade esteja sendo atendida”.

O curso de Jornalismo, em Guarapuava, também foi avaliado com quatro estrelas. Atualmente, conta com 70 alunos matriculados, oito docentes efetivos e quatro colaboradores. A chefe do departamento de Comunicação Social, professora Layse Nascimento, destacou a importância da qualificação docente no processo avaliativo em que o curso foi destaque.

“Eu entendo que os professores, dentro de uma sala de aula, a frente de suas turmas, na minha opinião, são os grandes heróis. Nenhuma universidade se faz sem professores e alunos. Então, o empenho, a dedicação, o querer fazer sempre melhor, faz com que a gente atinja graus de excelência ou graus de satisfação na conquista dessas estrelas. Quatro estrelas, para nós, nesse momento em que estamos há quase dois anos em ensino remoto, são muito bem-vindas”, avaliou