Cinco escolas municipais estão entre as melhores do Brasil nas Olimpíadas de Matemática

Em Guarapuava, mais de 10 mil alunos do primeiro ao quinto anos do ensino fundamental participaram da competição

No último dia 04 de outubro, foi realizada a cerimônia de premiação das escolas campeãs da 4ª edição das Olimpíadas de Matemática Matific de 2022. Foram mais de três mil escolas participantes em todo o País, entre públicas e privadas, abrangendo os ensinos de educação infantil e fundamental.

Em Guarapuava, mais de 10 mil alunos do primeiro ao quinto anos do ensino fundamental I da Rede Municipal, participaram da competição. Cinco escolas municipais ficaram entre as 100 melhores em todo o País.

“Guarapuava tem se tornado uma cidade cada vez mais inovadora. Somos conhecidos em todo o Brasil por este mérito. E com a educação, não poderia ser diferente. Para nós, é motivo de grande orgulho ver nossas crianças ficando entre as melhores do Brasil. (Isso) significa que estamos no caminho certo, para construirmos uma cidade cada vez melhor e mais desenvolvida”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

“Este resultado só foi possível por conta do investimento que nós começamos a fazer na educação municipal desde janeiro do ano passado. E foi por meio da aquisição dos tablets e da Plataforma Matific, que nos permitiu participar desta competição nacional. Estamos trabalhando muito, junto aos nossos professores e iremos continuar investindo, com muita novidade no que diz respeito à educação e inovação”, sublinha o secretário de Educação, Pablo Almeida.

Confira abaixo a classificação das Escolas em Guarapuava:

11°- Escola Municipal Elcidia de Santa Maria

33°- Escola Municipal Iná Ribas Carli

68° – Escola Municipal Ruy Virmond Marques 

87° – Escola Municipal Hipólyta Nunes de Oliveira

94 – Escola Municipal Benedita dos Santos 

MATIFIC – Plataforma Digital de Matemática

Na plataforma, são utilizados jogos e atividades lúdicas e interativas para desenvolver o pensamento crítico por meio da autodescoberta, promovendo assim, o ensino e a aprendizagem. A plataforma foi desenvolvida para alunos do 1° ao 9° anos do ensino fundamental.

O diretor do Departamento de Informática Educativa da SEMEC, James Ishimoto, falou sobre a importância de incentivar as crianças a aprenderem matemática. “Somos o País do futebol e, por que não sermos também, o País da iniciação científica, da matemática? Estimular nossas crianças desde cedo a gostar de matemática e ver que ela está em tudo, é uma de nossas metas”, explicou James.

As mais de duas mil atividades estão alinhadas à base nacional comum curricular e ao currículo local, apresentando-se como uma plataforma personalizada para a rede municipal de ensino. Além disso, há alinhamento aos descritores da prova Brasil, com foco na melhoria dos resultados.