Bernardo Izidoro: conheça um pouco da história do Mister Mirim Guarapuava

“Uma criança representando a condição física da Agenesia de Membros neste espaço social é um uma imensa conquista. É a aceitação da igualdade nas diferenças e novos paradigmas nos padrões de beleza”.
(Associação Dar a Mão)

Bernardo Izidoro Camargo Mendes, 5 anos, nasceu no dia 22 de fevereiro de 2014. Ele nasceu com agenesia de membros, uma má formação da mão, mas isso não interfere nada na vida dele; ele está no infantil V (Escola Anjo Sapeca), faz curso de inglês (Be to Be), teatro (Rita Felchak), pratica futsal e equoterapia (Centro de Reabilitação e Equoterapia Equo Amor). A aceitação dos colegas é normal, não tem nenhum problema por parte de alunos e professores, ele segue uma vida normal.

Em entrevista ao Jornal Extra Guarapuava, a mãe, Deborah Izidoro Camargo Mendes (36), contou que ele nasceu com o ‘bracinho da sorte’. A família costuma chamar de braço da sorte devido ao Filme Procurando Nemo, uma animação que conta a história de um peixinho que tem uma deficiência em uma das nadadeiras, a ‘nadadeira da sorte’. 

Deus mandou ele assim para mim, acredito que todas as crianças vem com um propósito e os pais são escolhidos. Eu me sinto especial em ser a mãe dele, ressaltou Deborah.

APOIO

Logo após o nascimento de Bernardo, a família entrou em contato com a Associação Dar a Mão, uma de uma rede de apoio no Brasil para pais, familiares e crianças, adolescentes ou indivíduos com agenesia de membros, afetados pela Síndrome da Brida Amniótica, outras condições congênitas ou doenças raras. Através da Associação, os pais começaram a entender que aquela realidade não era somente deles e sim de muitas outras crianças e famílias.

CONCURSOS

Deborah conta que começaram nessa vida de concursos através de um realizado por uma loja de roupas infantis da cidade, a foto mais curtida ganharia o concurso e a irmã de Bernardo acabou vencendo, como a votação ficou perto, ele entrou para as fotos também.

Um dia surgiu essa proposta do Projeto Quero Ser Miss, fiz a inscrição dele e o vencedor também seria o da foto mais curtida, depois de algum tempo entraram em contato comigo falando que ele tinha ganho, comenta.

Bernardo participou do Concurso Mister que é realizado pelo Projeto Quero Ser Miss e de forma virtual foi o vencedor. A entrega do título de Mister Mirim foi realizada no Shopping Cidade dos Lagos no dia 08 de junho pelo coordenador geral do concurso Márcio da Silva. Ele está classificado para as etapas estadual e nacional que acontecerá em Curitiba e Florianópolis, e também para o concurso internacional que será realizado em Cancún em março de 2020.

Ela conta que tudo foi acontecendo muito rápido. Nessa mesma época, participamos de um evento que busca novos modelos e atores. Eu e minha prima resolvemos levar as crianças, era uma pré-seleção, só que a inscrição tinha um custo para poder participar no outro dia e eu não tinha o dinheiro, então desanimei e pensei em tentar no próximo ano. Quando eu estava indo embora, o produtor perguntou quem era a mãe do Bernardo, então me deu a notícia de que ele havia passado para a próxima fase sem custo algum, disse Deborah.

O teste era de um comercial com um texto para decorar do sábado à noite para o domingo. Bernardo decorou e passou. No dia seguinte os dirigentes avisaram que ele tinha ganho tudo gratuito, a família só teria que custear a estadia e viagem.

Serão quatro dias de evento em Brasília (11 a 14 de julho) nesse lugar haverá audições, teste para Discovery Kids, por exemplo. Para as despesas, Deborah disse que sairá em torno de três mil reais para estar lá, por isso ela está correndo atrás de patrocinadores para a realização desse sonho.

INCENTIVO

Deborah, formada em educação física, é professora de natação, entre os intervalos do trabalho e da vida de uma mãe de três filhos, ela sempre está correndo atrás de ajuda para Bernardo. Eu tento fazer o máximo, tiro fotos, vou atrás, sinto que irei proporcionar uma representatividade que ele vai parar e pensar que não é porque não tem uma mão que não será aceito no mundo. Meu objetivo é o de protegê-lo para assim aumentar sua autoestima, quando nossa autoestima está boa, nada nos abala. Eu blindo o meu filho correndo atrás de tudo isso para garantir um futuro promissor a ele, finalizou Deborah.