Usar o celular, enquanto caminha, também é perigoso para o pedestre
Mal hábito aumenta a chance de acidentes de trânsito por desatenção
De acordo com o Detran, dirigir falando ao celular é uma das multas mais aplicadas em todo país e está entre as dez mais no ranking nacional. Entretanto, recentes acidentes mostram que não é só o motorista que está em risco devido a distração causada pelo celular, os pedestres também.
Além de falar ao telefone, muitos se distraem enviando mensagens, acessando a internet ou até mesmo ouvindo música com fones de ouvido. Segundo os especialistas em trânsito, estas atitudes, muitas vezes, podem ser fatais. Eles alertam que, para atravessar uma rua, o pedestre deve ter todos os seus sentidos funcionando perfeitamente. Audição e a visão são extremamente importantes, nessa hora, e se não usados corretamente, a pessoa pode se envolver em um grave acidente.
Foi o que quase aconteceu com Ana Paula Figueiredo. A comerciária conta que, por pouco, não foi atingida por um carro, enquanto teclava ao celular. Foi por muito pouco, mesmo. Tava teclando, quando vi o carro tava freando em cima de mim. Só por Deus que nada me aconteceu. Fiquei muito assustada, na hora, que quase perdi o celular, lembra. Porém, o susto não fez com que mudasse seus hábitos. Ah, eu não desgrudo do meu aparelhinho. Continuo usando. Acidentes acontecem toda hora, não é deixando de usar que vou estar livre [de um acidente], diz Figueiredo.
Oito dicas para fazer o detox do celular
Segundo a psicóloga, especialista em trânsito, Mariane Colassanti, o resultado da mania por celulares é a sensação permanente de que falta tempo para dar conta de tudo, além da falta de atenção com acontecimentos do dia a dia, como atravessar a rua. Você não precisa abrir mão da tecnologia, mas aprender a usá-la a seu serviço – e não ficar à disposição dela dia e noite, diz a psicóloga. Se você quer entrar numa operação detox do celular, siga as dicas da especialista:
Desabilite as notificações
Colassanti recomenda que sejam guardados horários durante o dia para ver se alguém mandou mensagem na rede social ou te desafiou em algum jogo, o que pode até incentivar a boa convivência se respeitados alguns limites.
Compre um despertador
Você é daqueles que coloca o celular embaixo do travesseiro? O mundo não vai cair se você deixá-lo desligado durante a noite. Quando há uma alternância entre sons altos e baixos, o organismo fica em estado de alerta e não conseguimos dormir direito, afirma Mariane Colassanti. Por isso, vale investir em um despertador tradicional e deixar de lado o alarme do celular.
Ajuda profissional
Se isso já está te incomodando, busque a ajuda de uma terapia para se livrar do problema. No entanto, a psicóloga faz uma ressalva: “Procure um profissional que esteja familiarizado com esse tipo de problema, evitando conselhos do tipo: você deve abolir a internet do celular.?
Guarde na memória seu momentos
“É comum vermos, cada vez mais, gente tirando fotos, fazendo filmagens e postando nas redes sociais. Isso faz parte do mundo atual, mas é importante não esquecer que as lembranças mais valiosas ficam na memória”, afirma Mariane Colassanti. Outro ponto importante é lembrar que a interação entre as pessoas pode ser perdida em função da exposição, que nem sempre é positiva. “É preciso muita atenção com o que colocamos nas redes sociais, esse conteúdo chega ao alcance de gente que nem conhecemos muito bem”, lembra a especialista.
Desligue o celular
Às vezes, o celular pode fazer a função de um controle remoto, e você é quem sofre o controle. O conselho é para usar mais o celular como um telefone de fato do que como uma caixa de e-mails ou uma forma de acesso à internet. Se for para relaxar, numa viagem ou num final de semana, não tenha receio de desligar o celular. A maior parte dos seus problemas pode esperar até segunda-feira.
Seja racional
Pergunte, a si mesma, o que eu estou esperando? Eu preciso olhar isso agora? Se a resposta for negativa, deixe o celular de lado e aproveite a companhia de quem está ao seu lado. Mas se ela for afirmativa, explique a quem está ao seu redor a importância desse contato, orienta a psicóloga.
Ajuda profissional
Se isso já está te incomodando, busque a ajuda de um especialista para se livrar do problema. No entanto, a psicóloga faz uma ressalva: “Procure um profissional que esteja familiarizado com esse tipo de problema, evitando conselhos do tipo: você deve abolir a internet do celular.