Prefeitura garante construção de novo CRAS para ampliar atendimento ao Jardim das Américas
Atualmente as equipes prestam atendimento à população em um local cedido pela Secretaria de Cultura
Guarapuava está entre os municípios contemplados pelo novo repasse do Governo do Estado voltado à ampliação da rede de proteção social em todo o Paraná. O investimento de R$ 44,4 milhões será para a construção de 37 novas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).
Em reunião com representantes do Governo, o prefeito Denilson Baitala assegurou o repasse de R$ 1,2 milhão destinados à construção de uma nova unidade do CRAS no bairro Jardim das Américas. Atualmente os moradores do bairro têm o atendimento prestado pelo CRAS Unidade III, que funciona no CEU das Artes em um espaço cedido pela Secretaria Municipal de Cultura.
A sede própria será construída no mesmo bairro, em um terreno que pertence ao município localizado na rua Maria Becker Noriller. A Nova construção vai possibilitar ainda mais qualidade no atendimento da população, considerando a demanda crescente de novas moradias e empreendimentos na região de atendimento do CRAS Unidade III.
De acordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o CRAS Unidade III no bairro Jardim das Américas abrange outros nove bairros: Paz e Bem, Vila Carli, Alto Cascavel, São Vicente, Jardim Aeroporto, Colibri, Rocio, Localidade de São Sebastião e Bairro dos Estados. Atualmente o CRAS III tem um total de aproximadamente 7.000 famílias cadastradas no território, e por média de 3 mil atendimentos por mês, totalizando em média 36 mil atendimentos ao ano.
Para o prefeito Denilson Baitala, esse é um momento de muita alegria que representa dignidade, cuidado e acolhimento para milhares de famílias que dependem diariamente dos serviços da assistência social.“Com a construção da nova unidade do CRAS III, vamos oferecer um espaço moderno, acessível e adequado para que nossas equipes possam atender a população com ainda mais qualidade e conforto. Hoje, o atendimento é realizado em um espaço cedido pela Secretaria de Cultura, e sabemos das limitações que isso impõe diante da crescente demanda do bairro e das novas moradias que vêm se consolidando na região”.
Nas unidades do CRAS, as famílias têm garantia de atendimentos com uma equipe composta por psicólogos, pedagogos, assistentes e agentes sociais, com foco nos atendimentos de proteção e atendimento integral à família , fortalecimento de vínculos para idosos e crianças, acompanhamento de famílias em vulnerabilidade e serviço de proteção em domicílio para pessoas com deficiência e idosos.
