O incansável Dr. Rosinha visita a Redação do Extra

É preciso ver a história de cada candidato. Minha origem é da classe trabalhadora, me formei médico e fui eleito deputado, sempre com dificuldades financeiras e barreiras para superar (Foto: Jonas Laskouski)

 

Por João Muniz

 

A Redação do Extra Guarapuava recebeu nesta semana a visita do candidato ao governo do Estado do Paraná, Dr. Rosinha (PT). Acompanhado pela vereadora Professora Terezinha Daiprai (foto abaixo), ele falou dos desafios e das propostas que pretende apresentar nesta caminhada eleitoral, onde terá como lema de campanha Voltar a acreditar.

 

 

Nunca tive medo de encarar os desafios e a cada momento é um novo aprendizado. Este certamente será um dos mais importantes na minha carreira política. Estamos otimistas, entendemos que muita gente nega a política e partidos, mas precisamos mostrar às pessoas a importância, principalmente na vida delas, destaca Dr. Rosinha. De acordo com ele, para a população ter um bom sistema de saúde ou educação, depende da política. O eleitor precisa analisar a vida de cada um dos candidatos, como se comportou em cada momento. Se fala muito no novo, mas não vejo isso entre os candidatos. É preciso ver a história de cada um, onde temos uma atuação diferenciada de grandes conquistas para o Paraná, argumentou.

 

LOGÍSTICA PÚBLICA

A reportagem questionou o candidato pelo fato de o Paraná ser altamente produtivo, mas ter um sistema de logística para o transporte e escoação de produção ultrapassado.

No sistema público se exige ações a curto prazo. Infelizmente no Paraná nenhum governo planejou uma política de infraestrutura, industrial e de exportação. Precisamos de um planejamento de Estado e não de governo. Que precisa ser construído não apenas num mandato de quatro anos, observou o médico e ex-deputado, apontando que uma das alternativas será a
concessão de serviços, como também parcerias com a iniciativa privada. Ele lamenta que apenas 20% da produção do Estado chegue ao Porto de Paranaguá de trem. Também defende a regionalização de unidades de atendimento, principalmente no setor de saúde, evitando assim que a população do interior tenha que se deslocar até a capital na busca de tratamento médico.

PEDÁGIOS

Dr. Rosinha comentou que na aprovação da concessão dos pedágios, ele era deputado estadual e teria votado contra o atual modelo que está em prática. É preciso um novo modelo para os pedágios, informatizado, onde o usuário que se desloca de Guarapuava até Prudentópolis, o seu veículo fique no cadastro da rodovia para que não precise pagar a tarifa novamente na volta. Com isso teremos um custo de pedágio mais justo e transparente para população, frisou ele.

LULA LIVRE

Ele também respondeu como será fazer uma campanha para governador tendo o principal líder do partido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba.

 

 

O Lula fez grandes mudanças e transformações neste país nos seus oito anos de mandato. A sua prisão é um jogo político, onde vamos mostrar para a população que somos a única alternativa para que este país volte a crescer e que as pessoas menos favorecidas tenham oportunidades, avalia, destacando que Lula foi um operário que lutou pelos pobres e desesperados, que está preso injustamente, sem provas e sem ter cometido crimes contra
a sociedade.

SISTEMA PRISIONAL

O Paraná enfrenta uma grave crise no sistema prisional, com milhares de pessoas detidas em delegacias de todo o Estado. Dr. Rosinha aponta que mais de 30% dessas pessoas presas não deveriam estar detidas e sim cumprindo medidas restritivas. Temos no Estado uma defasagem de cerca de sete mil policiais. Temos que ter um processo mais ágil nos concursos, num modelo como é feito nos PSS para professores ou como foi na contratação no programa ‘Mais Médicos’. O Judiciário também precisa rever os seus conceitos e formas de aplicar as penas ou condenações, alertou.

BENEFÍCIOS INTOCÁVEIS

Sobre os benefícios aplicados ao Judiciário brasileiro e conflitos que vêm ocorrendo nas universidades públicas, ele destacou que o Judiciário se contradiz quando mantém preso um ex-presidente da República e ao mesmo tempo um juíz como Sergio Moro recebendo até auxílio-moradia, quando na verdade não tem nenhuma necessidade.

Eu defendo todo apoio possível para o bom andamento das universidades públicas, até pela sua importância no contexto social. Precisamos fazer que as extensões acadêmicas cheguem também nas pequenas cidades do interior. Quanto aos benefícios é preciso mostrar transparência total e ter isso nos portais eletrônicos, para que a população tenha conhecimento, reiterou.

CONFLITOS AGRÁRIOS

Dr. Rosinha diz ser o único candidato que possui um bom diálogo e respeito dos movimentos sociais, que é preciso criar uma discussão ampla sobre os conflitos, onde as famílias possam conquistar um pedaço de terra no campo, mas ao mesmo não podemos penalizar os empregos no setor industrial.

Além de deputado estadual e federal, Dr. Rosinha foi representante do Parlamento Latino-Americano do Mercosul.