Neguinho do Asfalto: o Pagador de Promessa

Na simplicidade e no jeito humilde, a determinação do homem, em busca de um objetivo. E este objetivo, partiu de uma promessa. Se voltasse a enxergar e recuperasse os movimentos, passaria os próximos 30 anos pedalando. Foi assim que no dia 1° de fevereiro de 1991, Antônio Rogério do Nascimento começou uma maratona que só terá fim em fevereiro de 2022, no Canadá.

'Neguinho do Asfalto' dando uma moral para o Extra. Ciclista está 'rodando' há 23 anos (foto: Wilson Miranda/Extra Guarapuava)

Conhecido como 'Neguinho do Asfalto', Antônio Rogério do Nascimento, tem 36 anos, é natural de Corumbá (MS), perdeu a mãe quando nasceu e, há quatro anos, o pai. Segundo o próprio, quando menino, sofria de doenças como cegueira, paralisia e deficiências nos pulmões e nos rins, ficando internado no hospital até os 12 anos. Devoto de Nossa Senhora Aparecida, o garoto prometeu que se ficasse curado iria rodar de bicicleta por 30 anos.

'Neguinho do Asfalto' já visitou 17 países e rodou 193.859 km. Agora está 'rodando' por todo o Brasil. Na manhã de hoje, chegou em Guarapuava vindo de Campo Mourão a caminho de Curitiba. O ciclista já gastou 325 pneus, 225 câmaras de ar, 178 pares de tênis e 7 bicicletas, ao longo da sua jornada.