Mercado da construção civil eleva a economia de Guarapuava e região

Com o crescimento do setor, novas  vagas de emprego são geradas automaticamente

Foto: Divulgação

A região de Guarapuava teve um aquecimento no segmento da construção civil. A base da afirmação vem do aumento de cerca de 12% no  número de ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitidas pela regional do Crea-PR na cidade, em comparação ao mesmo quadrimestre dos últimos anos. Todas as inspetorias, situadas nas cidades de Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul e União da Vitória, apresentam este aumento na emissão de ARTs, destaca o gerente da Regional Guarapuava do Crea-PR, Engenheiro  Eletricista, Thyago Giroldo Nalim.

As ARTs são documentos que precisam, obrigatoriamente, ser emitidos pelos engenheiros a cada nova construção, e que permitem identificar a responsabilidade técnica pelas obras ou serviços prestados por profissionais ou empresas relacionadas às áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia.  Elas  garantem à sociedade que essas atividades técnicas são realizadas por um profissional habilitado, proporcionando segurança técnica e jurídica para quem contrata e para quem é contratado e delimitando quais os direitos e deveres do contratante e do contratado, explica Thyago Nalim.

Registros de ARTs

A regional do CREA-PR em Guarapuava recebe, em média, o registro de 340 ARTs por mês contemplando os 40 municípios que fazem parte das Inspetorias de  Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul e União da Vitória. Muitas dessas ARTs são emitidas somente após as fiscalizações realizadas pelos profissionais do Crea-PR, que giram em torno de 120 por mês. Entre inspetores e agentes de fiscalização contamos com 24 profissionais atuando nas ações fiscalizatórios e na orientação dos profissionais, empresas e sociedade sobre os assuntos que envolvem as engenharias, a agronomia e as geociências, completa o gerente da regional Guarapuava.

O Engenheiro Eletricista, Fábio José dos Santos Paes, Inspetor-Chefe da Inspetoria de União da Vitória há 1 ano e meio, destaca o trabalho de aproximação com os  engenheiros para levantar anseios e demandas de fiscalização que serão posteriormente discutidos em reuniões na regional, como uma das eficientes ações que elevam a qualidade do serviço prestado na área da construção civil localmente. Trabalhamos muito reforçando a importância da ética na profissão da engenharia, por meio da divulgação do nosso Código de Ética.

A regional do Crea-PR em Guarapuava conta com 4 agentes de fiscalização e uma equipe de 16 inspetores, que trabalham no desdobramento e direcionamento da força fiscalizatória e colaboram também na orientação dos profissionais, empresas e sociedade.