Estação mais fria traz a ‘estação do urso’ em Guarapuava

Frio intenso, na cidade, afasta as pessoas de suas atividades físicas diárias

Com a chegada do inverno (sim, estamos no inverno, porque ,extraoficialmente, Guarapuava só têm duas estações: inverno e verão), estação mais fria do ano, chegam, também, muito chocolate quente, maior consumo de calorias, agasalhos, edredons e cobertores… Enfim, estamos na “estação do urso”, em que milhares de pessoas preferem ficar em casa, 'hibernando', em vez de sair e praticar atividades físicas.

(Fotos:Luca Soares/Extra) Kleber Nunes, à esquerda, orientando seu aluno

Para o personal trainer, da academia Go Fit, Kleber Nunes, esse é um  'fenômeno' que acontece, todo ano, em nossa cidade, acompanhando o fenômeno meteorológico. 'As pessoas ficam intimidadas com a situação [o frio intenso], e, no primeiro momento, ocorre essa 'evasão' das academias. Elas acabam deixando de realizar seus exercícios diários, diante dos primeiros dias de frio que acontecem em Guarapuava', diz.

Com a queda da temperatura, algumas alterações no organismo e de comportamento são observadas, como gripes, resfriados e a tão gostosa preguiça que afasta as pessoas das academias e, principalmente, das práticas esportivas ao ar livre.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que a interrupção de uma atividade física, principalmente nos dias mais frios, de acordo com o personal trainer, não é aconselhável, pois, a prática regular de exercícios aumenta a resistência orgânica do indivíduo. 'É necessário mudar esse pensamento de que atividade física só se pratica no período mais quente. Ela pode e deve ser praticada em todos os periodos. Deve tornar-se um hábito incorporado à vida da pessoa', diz Nunes.

Além disso, as pessoas que praticam atividades físicas initerruptas, ou seja, também, nessa época, podem ter inúmeras vantagens, como a melhora do apetite e do sono, além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, porque os exercícios e as atividades físicas tornam o coração menos vulnerável a doenças, de acordo com os especialistas.

No rigoroso 'inverno guarapuavano', as pessoas ficam mais quietas e recolhidas, de prefência embaixo das cobertas, em suas residências – essa é uma tentativa do organismo de não perder tanto calor e conseguir manter a temperatura. Por isso, as academias, a algoa, os parques e outros locais ficam mais vazios.

Nos dias mais frios, normalmente, o corpo vai precisar de mais calorias para se aquecer, o que aumenta o gasto de energia. É por isso que as pessoas comem mais. Dá mais vontade de consumir alimentos, altamente, calóricos. É o organismo avisando que está com o metabolismo mais rápido. O que pode ser um estímulo à prática esportiva.

É, justamente, nesta época que se perde menos água e se gasta mais energia para se manter vivo. Ou seja, é o momento ideal para se mexer. Esse é conselho dos entendidos no assunto. A vantagem de se exercitar no inverno, é usar esse gasto calórico extra, acompanhado de exercícios e uma dieta equilibrada, para obter uma redução de gordura.”

Com o clima mais frio, o corpo irá queimar mais calorias para manter-se aquecido, aumentando seu próprio calor. Desta maneira, as pessoas que pretendem eliminar peso podem beneficiar-se com as mudanças fisiológicas do corpo, geradas pelo frio, pois, o mesmo pode potencializar os exercícios e aumentar seus efeitos.

Porém, não se pode generalizar, pois os resultados irão depender da quantidade e da intensidade do exercício, e principalmente da alimentação, explicam os treinadores.

Para quem já está praticando, Kleber Nunes, da Go Fit, orienta que continue, mesmo com os dias frios. Para quem não pratica, a orientação é começar, mesmo com o frio, a praticar exercícios. 'Não existe hora para começar.Pra quem pode pagar, procure uma academia de confiança, de preferência sob a orientação de um profisional da área. Pra quem não pode pagar, ou prefere praticar exercícios sozinho, uma caminhada, também, é um bom exercício, desde que feita com frequência', orienta o personal.

Alguns cuidados são necessários antes de fazer exercícios com as baixas temperaturas:

a) Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa deixa a pessoa sujeita aos mesmos problemas que teria no calor;

b) Blusas impermeáveis são proibidas, inclusive cobrir o corpo com filme plástico com a intenção de queimar mais gordura. Você pode desidratar com essa atitude;

c) O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é importantíssimo aquecer e alongar;

d) Hidratação antes, durante e depois é essencial, pois como no verão seu corpo também perde líquido através da transpiração.

Dicas para não deixar de praticar exercícios mesmo com o frio:

a) Se você pratica atividades físicas ao ar livre, uma boa opção é trocar esse espaço pelas academias e clubes que possuem climatização;

b) Por ser uma época em que os abusos com chocolates e comidas calóricas acontecem, é mais um motivo para deixar a preguiça de lado;

c) Escolha o horário de sol mais quente, não necessariamente ao meio dia, mas um horário em que o calor dos raios estimule seus músculos ao exercício físico;

d) Ouça músicas animadas e de um repertório conhecido, que estimule você a dançar.

Começando agora, dá para chegar ao próximo verão bem melhor e mais em forma que o verão passado. Vai arrasar em 2015 e nos outros anos, tambem. Garantem os especialisatas.