Condições atuais da economia preocupam comerciantes paranaenses

Índice de Confiança do Empresário do Comércio cai pelo segundo mês

As condições atuais da economia preocupam os empresários paranaenses do comércio. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), caiu 0,8% em novembro. Com 125 pontos, esta é a segunda redução do indicador, que vinha num crescente de maio a setembro, interrompido em outubro.

O subindicador que vem afetando o índice de confiança dos empreendedores é o que retrata as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), em que os entrevistados avaliam a situação presente da economia, do comércio e das empresas comerciais. Esse quesito teve queda mensal de 4,6%, principalmente pela avaliação negativa sobre as atuais condições econômicas vivenciadas no país, que têm causado muitas dificuldades para o setor produtivo, e foi avaliado como insatisfatório (abaixo de 100 pontos), marcando 99,6 pontos.

Mesmo assim, as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) tiveram ligeiro aumento de 0,6%, assim como os Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC), que apresentaram elevação de 0,6%.

Os comerciantes paranaenses planejam investir novamente na contratação de funcionários, fator que cresceu 0,8% de outubro para novembro, sobretudo em função do movimento adicional esperado para o Natal e fim do ano.

As empresas de médio e grande porte (mais de 50 empregados) são as mais confiantes, com 132,1 pontos, ante 124,9 pontos entre as empresas de menor porte (até 50 funcionários).

Fonte: Fecomércio