Centro de Iniciação ao Esporte muda estrutura visual no bairro Mansani, Rocha Loures e Morro Alto

Fotos: Anderson Zacalusni/Secom

Temos uma excelente estrutura com quadras emborrachadas, pista de atletismo, campo de futebol sete, salto à distância, e ainda com a possibilidade de acrescentar novas estruturas. Ofereci ao prefeito Cesar Filho para trazer novos módulos e formar um centro da cidadania em Guarapuava, com salas de cinema e teatro, por exemplo, Cesar Filho

A região do Jardim Mansani, Morro Alto, Rocha Loures e arredores passam contar com uma das melhores estruturas esportivas de Guarapuava e região. Com a presença do prefeito, Cesar Silvestri Filho e do ministro da cidadania Osmar Terra, secretário de Esporte do Estado, Washington Stecanela Cerqueira, deputados, Cristina Silvestri e Rubens Bueno foi entregue oficialmente o espaço público a comunidade na última quinta-feira (18). O nome do novo complexo esportivo, foi dado ao professor Antonio Carlos de Franco Filho (in memoriam), conhecido como D. Paula. Falando aos presentes a viúva do professor, Carmen Lúcia parabenizou a todos pela iniciativa em homenagear seu esposo. Um sonho está se tornando realidade hoje, num espaço que certamente vai revelar talentos para o mundo esportivo. Um sonho do saudoso D. Paula, que renasce pelas mãos de vocês, disse ela emocionada.

Com investimentos do governo federal, através da Caixa Econômica, em parceria com a prefeitura, o CIE incentiva a prática de esportes voltados ao alto rendimento e estimula a formação de atletas. A estrutura terá ginásio poliesportivo, arquibancada para 177 lugares, academia, enfermaria, sala para professores e técnicos, vestiários, chuveiros, copa, depósito, banheiros públicos, estacionamento, pista de atletismo e áreas para salto em distância e arremesso de peso. Essa obra marca uma nova fase no esporte guarapuavano, integrando diversas modalidades, além de auxiliar quatro escolas da região com atividades de contraturno escolar. Com o CIE, também vamos valorizar a região do Campo do Pavão com uma excelente estrutura esportiva, avalia o prefeito Cesar Silvestri Filho. O gestor lembrou a todos que nenhuma outra gestão se investiu tanto e com qualidade no esporte. Dando como exemplo outros complexos, como do bairro Boqueirão, distritos da Colônia Vitória e Palmeirinha. Como também a dezenas de quadras sintéticas e espaços esportivos criado pela atual gestão.

CAMPO DO PAVÃO

O projeto do Campo do Pavão é o mais completo das três categorias oferecidas para os CIE’s no Brasil. A obra de Guarapuava, por exemplo, terá pista de corrida em piso sintético, certificado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). O ministro da Cidadania, Osmar Terra disse que o governo libera cerca de R$ 5 milhões mensais em recursos para Guarapuava, via programas de Assistência Social e Bolsa Família, que isso soma no ano mais de R$ 60 milhões, que fomentam a economia local, além de dar assistência as famílias em situação de vulnerabilidade social. Prefeito Cesar Filho quero voltar aqui ainda no seu mandato para novas conquistas neste espaço público, com outras atividades em cultura e para terceira idade, frisou Omar Terra.

O secretário municipal de Esportes, Pablo de Almeida destacou os avanços na área esportiva nesta gestão, onde considera os recursos para o esporte, como prevenção a saúde e qualidade de vida dos guarapuavanos.  É mais uma importante obra na área do esporte que será entregue pela atual administração municipal. No CIE, serão desenvolvidas as mais diversas modalidades, inclusive da Escola de Campeões, projeto da secretaria de Esportes e Recreação, destacou Pablo.

Também participaram da inauguração do CIE o secretário especial do Esporte em exercício, Washington Cerqueira; deputado federal, Rubens Bueno;  representando o governo do Estado, o diretor técnico do Esporte, José Alberto de Campos;  vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro; presidente da Câmara, João Napoleão; a viúva do homenageado, Carmem Lúcia Andrade de Paula, secretários municipais e vereadores.

Colaboração: Secom