América sangrenta: continente é o mais violento do mundo, diz relatório

Aproximadamente 36% de todos os homicídios registrados no planeta em 2012 aconteceram na América, segundo a ONU

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime apresentou na quinta (10) um levantamento sobre as taxas de homicídio ocorridas no mundo em 2012. O relatório, com base nos números fornecidos por 219 países, mostra que o continente americano é uma das regiões mais violentas do planeta.

De todos os homicídios, apontados no relatório, (473 mil), mais de um terço (36%) foi registrado nas Américas. O índice de assassinatos supera o da África e Ásia, que registraram no mesmo período, respectivamente, 31% e 28%.  Na outra ponta estão Europa (5%) e Oceania (0,3%), que têm os menores índices de homicídio no nível regional.

A liderança das Américas e da África, neste quesito é, principalmente, em razão das taxas de homicídio registradas nas Américas Central e no sul do continente africano. Para ser ter uma ideia, enquanto a taxa de homicídios global é de 6,2 por 100 mil habitantes, essas duas regiões têm quatro vezes mais assassinatos.

No Brasil

Das 30 cidades mais violentas do planeta, 11 são brasileiras, segundo um cruzamento feito pelo jornal O Globo, baseado no relatório. De acordo com a publicação, Maceió é a quinta cidade do mundo com mais homicídios por cada 100 mil habitantes.

Além da capital alagoana, Fortaleza aparece na sétima posição e João Pessoa na nona colocação. Natal (12ª posição); Salvador (13ª); Vitória (14ª); São Luís (15ª); Belém (23ª); Campina Grande (25ª); Goiânia (28ª); e Cuiabá (29ª), também, estão na lista.

Ainda sobre o Brasil, o relatório da ONU pontua sobre a diferença de taxas de homicídio por regiões. Enquanto estados como Rio de Janeiro e São Paulo têm registrado diminuição do número de assassinatos, outros estados no Norte e Nordeste tiveram aumento da taxa..