Abertura dos trabalhos da Câmara de Guarapuava é marcada por prestação de contas
Primeira sessão ordinária do ano reuniu vereadores, prefeito Denilson Baitala e secretariado para balanço de realizações e projeções para o novo ano legislativo
A Câmara de Guarapuava realizou a 1ª Sessão Ordinária de 2026 nessa segunda-feira (09), marcando a abertura dos trabalhos legislativos do ano. O presidente Pedro Moraes (MDB) recebeu, ao lado dos 20 parlamentares, o prefeito Denilson Baitala (PL), a vice-prefeita Rosangela Virmond (PSD) e o secretariado municipal. A tarde foi uma oportunidade de reafirmar os laços republicanos entre os Poderes Executivo e Legislativo.
A abertura dos trabalhos legislativos também serviu a um importante propósito: a prestação de contas. Tanto Pedro Moraes quanto Denilson Baitala usaram a tribuna para relembrar o que cada instituição realizou.
O chefe do Executivo destacou iniciativas de regularização fundiária, reforma nas secretarias, criação do fundo para viabilizar políticas públicas, como o de Esporte e Recreação, e mencionou obras que foram anunciadas, além de reafirmar a relação entre Câmara e Prefeitura.
“As duas falas, tanto a minha quanto a do presidente Pedro, deixaram uma coisa clara: nós construímos uma aliança para Guarapuava avançar. Todos os poderes caminham hoje para uma Guarapuava mais justa, mais humana e mais próspera”, refletiu o prefeito de Guarapuava.
A relação republicana entre instituições foi uma das conquistas mencionadas por Pedro Moraes. Ele também destacou a eficiência legislativa, que teve 98% das proposições tramitadas, a mudança de processos legislativos, a transmissão das sessões da Comissão de Legislação Justiça e Redação, bem como a obtenção do selo diamante de transparência com nota máxima.
Outro ponto lembrado foram os recursos economizados e devolvidos aos cofres municipais pela Câmara de Guarapuava: quase 6 milhões em 2025. Além disso, também foi lembrada a diminuição de 4,5 milhões do orçamento de 2026, de iniciativa da própria Câmara.
Ainda na questão orçamentária, o presidente lembrou das Emendas Impositivas, que possibilitaram a cada vereador destinar diretamente onde aplicar parte do orçamento municipal. Mais de 50 instituições ou projetos serão beneficiados – entre hospitais, ONGs e entidades sociais que fazem trabalho fundamental na comunidade.
A abertura da Casa para as mais diversas instituições também foi mencionada, com a Câmara de Guarapuava recebendo um público expressivo no último ano e atingindo números recordes nas redes sociais. “Que 2026 seja um ano de muito trabalho, de muitas realizações e de ainda mais proximidade com nossa população. Que possamos, ao final deste ano, olhar para trás com a mesma satisfação com que olhamos hoje para 2025”, comentou.
O líder do prefeito na Casa, vereador Nego Silvio (PL), destacou a importância do diálogo democrático com a oposição, além de ressaltar o papel dos vereadores e vereadoras, que representam com responsabilidade suas comunidades e grupos. “Quero agradecer ao presidente desta Casa, Pedro Moraes, que nos auxiliou em 2025 em todos os projetos aqui tramitados”, comentou. “Que 2026 seja marcado com muita união e trabalho”.
Cris Wainer (PT), que lidera a bancada do partido e faz parte da oposição, reforçou a importância da volta dos trabalhos e da representatividade. “O compromisso firmado por todos e por todas é pela população de Guarapuava, aqueles que mais precisam e que precisam ver sua representação nesse espaço”.
