Secretaria de Saúde promove campanha de prevenção ao câncer de colo de útero
Durante esses trinta dias, Guarapuava desenvolve diversas ações com foco na prevenção e conscientização
Dedicado às mulheres, o mês há muito que se destaca como um período de intensos cuidados para com o público feminino. Durante esses trinta dias, o município de Guarapuava desenvolve diversas ações com foco na prevenção e conscientização, sobretudo, em se tratando de saúde. Dentre as atividades, há destaque para o “Março Lilás”, que é um movimento de combate ao câncer de colo de útero.
“No Mês da Mulher, intensificamos as campanhas de prevenção às doenças femininas, mas não podemos esquecer de que todos os dias são dias de cuidados. Por isso eu peço para os maridos, namorados, pais, filhos e amigos, para que incentivem as mulheres de sua convivência a fazerem os exames preventivos.
Este é um direito adquirido e prioridade em Guarapuava. Nossa Secretaria de Saúde está de portas abertas para atender a todos. E nossa administração não mede esforços para deixar a vida das pessoas cada vez melhor. Não deixem de se cuidar”, sublinha o prefeito Celso Góes.
“O ‘Março Lilás’ é um movimento promovido anualmente e que tem como objetivo principal, impulsionar a conscientização do controle do câncer de colo de útero, compartilhar informações, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. E, claro, contribuir para a redução da mortalidade.
É neste mês que falamos da importância de se prevenir este tipo de câncer que, infelizmente, todos os anos, mata muitas mulheres no mundo todo, mas, principalmente no Brasil. Junto a isso, vamos intensificar a prevenção do câncer de mama, que é outro grande problema de saúde que, anualmente, afeta muitas mulheres.
Por isso, eu digo que a prevenção é a principal forma de combate ao câncer. E hoje, temos a vacina contra o HPV, que está disponível para meninos e meninas, com este intuito, de combater a doença”, detalhou Sueli Ribeiro, coordenadora do Centro de Saúde da Mulher de Guarapuava.
Sueli conta ainda, que com a vacinação, há a prevenção de mais de setenta por cento do câncer do colo do útero e mais de noventa por cento no caso das verrugas genitais.
“Temos disponíveis a vacinação contra o HPV de meninos e meninas, de 9 a 14 anos, em todas as unidades de saúde do município. Isso, faz com que se prefina em torno de setenta por cento do câncer do colo de útero e em mais de noventa por cento dos casos de verrugas genitais.
Outra forma de prevenção e de redução do contágio pelo HPV, é usar preservativos nas relações sexuais. Isso, não descarta a necessidade do exame preventivo, ação esta que enfatizamos no ‘Março Lilás’, mas que pode e deve ser realizada o ano todo, principalmente pelas mulheres que têm vida sexual ativa. Porque, quando diagnosticado precocemente, este tipo de câncer chega a quase cem por cento de chances de cura”, enfatiza.
A coordenadora ainda alerta as mulheres, para a manutenção de uma vida saudável, com boa alimentação e práticas de atividades físicas. Isso, conforme pontua, não só previne o câncer de colo do útero como demais doenças. “É fundamental que as mulheres adquiram hábitos saudáveis, como a alimentação adequada, a prática de atividades físicas e a mudança de hábitos, como por exemplo, evitar o tabagismo e comidas muito gordurosas, além de dormir corretamente”, conclui Sueli.
Dados alarmantes
Mais de 16 mil mulheres adquirem o câncer do colo de útero por ano no Brasil. A Região Norte é a única no País em que a incidência supera o câncer de mama, outro grande vilão da saúde feminina.
Cerca de 90% dos casos ocorrem pela infecção do vírus HPV, sigla para papilomavírus humano. O diagnóstico tardio é comum e cerca de 35% dos casos resultam em morte. A doença é a quarta causa de maior mortalidade de mulheres por câncer no País, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Prevenção
A prevenção mais efetiva é a vacinação contra o HPV que está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos. Desde 2017, foram incluídos no calendário de vacinação os meninos entre 11 e 13 anos, além das meninas e mulheres portadoras de HIV, na faixa etária de 9 a 26 anos. O imunizante previne 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação. Já o exame preventivo deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.
Além disso, os profissionais da saúde destacam que é fundamental também estimular hábitos saudáveis para a saúde das mulheres, como alimentação adequada, prática de atividades físicas regularmente e mudanças de hábitos.
Tratamento
O tratamento depende de cada caso e deve ser avaliado e orientado por um
médico. Dentre os disponíveis, estão a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. No entanto, a indicação de cada um desses procedimentos dependerá do estágio em que a doença se encontra, do tamanho do tumor e fatores pessoais, como idade da paciente e desejo de ter filhos ou não. Se confirmada a presença de lesão precursora, ela poderá ser
tratada em nível ambulatorial, por meio de uma eletrocirurgia.
Horário estendido
Com o intuito de dar atenção ao maior número de mulheres neste período, a Secretaria de Saúde de Guarapuava estendeu o horário de atendimento nos seguintes locais:
No Centro de Saúde da Mulher, haverá consultas das 17h às 20h. O local fica na Rua Afonso Botelho, sem número, esquina com a Rua Capitão Argílio Ferreira, Bairro Trianon, próximo ao Hemocentro.
Já as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Morro Alto, Planalto e Xarquinho II, atenderão das 17h às 21h.