Mutirão promove a imunização da comunidade universitária

Ao todo, foram distribuídas 350 doses da vacina contra Covid-19 e 240 doses da vacina contra a Influenza.

A Unicentro promoveu mais uma oportunidade para que a comunidade pudesse atualizar as doses das vacinas contra Covid-19 e contra a gripe. O mutirão de vacinação foi realizado, pela segunda vez, pelo Departamento de Enfermagem da Unicentro atendendo as comunidades dos câmpus Santa Cruz e Cedeteg. Ao todo, distribuídas entre as duas unidades universitárias, foram disponibilizadas 350 doses da vacina contra Covid-19 e 240 doses da vacina contra a Influenza.

A ideia de facilitar o acesso às vacinas teve uma boa repercussão. “Estando aqui e estando na idade certa, com tudo certinho, fica mais fácil”, avaliou o acadêmico Lucas Portela. Posição reforçada pelo vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, que também aproveitou para tomar a vacina contra a gripe. “É importante ter essa comodidade dentro do nosso câmpus para que nossos estudantes e toda a nossa comunidade possa entender a importância de se vacinar”.

A agente universitária Milena Demetrio, por exemplo, aproveitou a oportunidade para garantir a imunização contra a gripe. “Eu tomei a da influenza. O meu esquema vacinal da covid já está completo, mas, se eu não tivesse completado ainda, seria uma mão na roda ter aqui na saída do trabalho”, disse.

Mutirão foi realizado nos câmpus Santa Cruz e Cedeteg (Foto: Coorc)

Diferente de Milena, que está com as vacinas contra a covid-19 em dia, muita gente ainda não completou o esquema vacinal, tendo tomado apenas as duas primeiras doses. Por isso, destaca a coordenadora da Unidade Escola de Enfermagem, professora Alexandra Madureira, a importância de ações como essa, já que, agora, a quarta dose do imunizante está disponível para a população acima de 20 anos.

“Guarapuava está com mais de 90% da população com a primeira dose e perto de 85% com a segunda dose. Porém, a terceira dose está, se não me engano, em 65%. A nova variante, que já não é tão nova, a Ômicron, estudos já mostram que a vacina só tem efetividade com três doses”.

Para a acadêmica de Jornalismo Mylena Camargo, a ação facilitou a atualização do esquema vacinal. “Eu vim procurar a quarta dose da covid e a da influenza. Eu estou o dia inteiro na universidade e não tenho muito tempo para ir ao posto. Então, a vacina vir até aqui é muito bom porque a gente pode se imunizar e se proteger”.

No total, o mutirão garantiu a aplicação de 178 vacinas contra a covid e de 114 contra a influenza. Todos os imunizantes, reforça a professora Alexandra, continuam disponíveis na Unidade Escola de Enfermagem da Unicentro, que funciona no câmpus Cedeteg. “Toda e qualquer vacina tem que ter acesso, tem que estar de fácil acesso para a população. Na nossa Unidade Escola temos um horário voltado para o horário do trabalhador e estudantes também, das 17h às 19h nas quartas e quintas”, finalizou.