Mais três UBS de Guarapuava ganham horário estendido

Ao todo, são seis as universidades que terão horário estendido na cidade. Quatro delas contam com atendimento médico

Desde a quinta-feira, 1 de junho, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos Bairros Vila Carli, Vila Bela e Bonsucesso estenderam seus horários de atendimento, permanecendo abertas ao público até as 21h. Essas três unidades juntam-se às UBS Planalto, Xarquinho II e Morro Alto, que já estão operando com horário ampliado desde o dia 15 de maio. Essa medida visa proporcionar um maior acesso aos serviços de saúde para a comunidade, permitindo que os moradores dessas áreas tenham mais opções de horários para receber atendimento.

“Cuidar da saúde é fundamental para garantir uma vida plena e equilibrada. Ao cuidar da saúde, estamos investindo em nós mesmos e na nossa qualidade de vida. Esses horários ampliados ajudam toda a população a ter a opção de escolha. Com isso, todos conseguem se planejar e não deixam a saúde de lado por não poder ir até a UBS em horários já determinados”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

Os serviços oferecidos no horário estendido são: vacinação, administração de medicamentos, curativos, inalações, retiradas de pontos, aferição de pressão, consultas de hipertensos e diabéticos e consultas na área da saúde da mulher, como coletas e pré-natal. Das seis unidades, quatro delas (Vila Carli, Vila Bela, Bonsucesso e Morro Alto) contam com atendimento médico que serão realizados por pré-agendamentos.

A ampliação de horário nas UBS sempre foi uma solicitação da população e ajuda as pessoas que trabalham ou as que por alguma casualidade não conseguem ter acesso ao atendimento durante o dia, como destaca a secretária de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade Ceroni.

“Agora, além de poder receber a vacina, fazer administração de medicamentos e consultas de enfermagem, a população pode contar ainda com as quatro unidades com atendimento médico. Isto ajuda muito, porque às vezes, as pessoas não podem ir em determinado horário até a unidade. Então, com isso, nós, enquanto gestão, pensamos uma proposta que também está em concordância com o prefeito Celso Góes, em relação a ampliarmos esse acesso e trazer a saúde mais próxima da população”, ressaltou a secretária.

Valter Barbosa Rebelo, de 68 anos, está passando por um processo de exames por problemas cardíacos. Rebelo conta que vive sozinho, está em situação de vulnerabilidade e estava com a saúde depreciada. Hoje, segundo o idoso, pelo atendimento e da orientação do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), consegue priorizar sua saúde.

“Eu tenho recorrido aos serviços e aqui é um atendimento familiar, eu não tenho nada que reclamar. Muito pelo contrário, eu quero agradecer porque tudo que eu precisei até agora, eu tive o retorno necessário. Acabei de ser atendido pelo médico que explica a situação certinha, tem paciência de nos atender da forma que a gente necessita. Tem todo um envolvimento profissional, por isso estou muito satisfeito”, expressou Valter.

Rebelo destaca o clima do município, que afeta diretamente pessoas idosas. Com o atendimento em horário ampliado, além do clima mais agradável, ele ressalta a facilidade de condução até a Unidade.

“Foi uma surpresa saber deste turno. Me ajuda muito porque eu tenho problemas de saúde, que eu não sabia. Constatei agora, na consulta, inclusive, que é uma anemia profunda. Então, vir aqui de manhã, nesse clima de Guarapuava, que é muito frio, para mim é uma coisa muito difícil. Esse novo turno é uma revolução para todos nós da terceira idade, para as pessoas com doenças um pouco mais graves, que as deixam debilitadas. Funciona de uma forma maravilhosa. Para mim, hoje, foi a primeira vez e funcionou de uma forma muito boa”, concluiu.