Julho é o mês de conscientização e incentivo à doação de sangue

Frio e período de férias reforçam a necessidade da ação por parte da população

Pessoas com idades entre 16 e 69 podem realizar doações de sangue. Homens até quatro vezes ao ano, enquanto que as mulheres até três vezes. Porém, apesar de todos esses potenciais doadores, os estoques dos bancos de sangue seguem em baixa, principalmente pelo receio das pessoas em fazer a doação durante a pandemia.

Em algumas cidades como Curitiba, a redução no número de doadores foi de aproximadamente 50%. Números preocupantes em razão, principalmente, do alto no número de acidentes com traumas, especialmente àqueles automobilísticos, conforme relatou à Agência de Notícias, a diretora-geral do Hemepar, Liana Labre de Souza. “O momento é grave, precisamos de doação. São cerca de duas mil bolsas de sangue a menos por mês quando comparamos com o mesmo período do ano passado. Caiu de 13 mil para 11 mil doações em média”, afirmou a diretora.

Já em Guarapuava, a média de doações está estabilizada, como explicou o diretor do Hemocentro Fernando Guiné: “nós temos sempre uma boa resposta dos nossos colaboradores, dos nossos doadores de Guarapuava e região, que nunca faltam, e isso nos dá uma tranquilidade boa para podermos manter nossos estoques”.

Fernando Guiné, diretor do Hemocentro de Guarapuava (Foto: Luca Soares)

Fernando ressaltou que, “neste momento, por causa da pandemia, o Hemocentro está mantendo seus estoques, apenas, com as doações locais. “Não estamos recebendo, por enquanto, doadores dos município vizinhos, mas assim que tudo voltar ao normal, eles poderão retornar”, completou.

Julho é o mês de conscientização e incentivo à doação de sangue, conforme a lei proposta na Assembleia Legislativa do Paraná pelo deputado Anibelli Neto (MDB). Durante o Julho Vermelho, ações de conscientização e incentivo poderão ser desenvolvidas por meio de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo, entre outras.

Essas ações devem priorizar a conscientização da população sobre a importância da doação de sangue; o estímulo à realização da doação de sangue; o incentivo aos órgãos da Administração Pública estadual, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas de incentivo.

A lei estabelece ainda que as empresas exibidoras de cinema do Paraná divulgarão, antes da exibição do filme principal, filmes publicitários informativos de conscientização e incentivo à prática de doação de sangue, bem como às ações relativas ao mês Julho Vermelho.

As doações no Hemocentro são realizadas mediante agendamento. Mais informações no telefone: 3622-2819.