Equipamento agiliza atendimento de pacientes com problemas do coração

Com o apoio da telemedicina, a emissão de laudos, avaliação e diagnóstico saem, em no máximo, 10 minutos

Com o objetivo de expandir e qualificar o acesso integral e humanizado aos usuários do SUS em condições de urgência e emergência cardiovascular nos serviços de saúde de Guarapuava, desde o mês de março de 2023, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Batel, conta com o auxílio de um novo equipamento tecnológico para a realização de eletrocardiograma (ECG) em pacientes do município. 

“Com a utilização deste equipamento tecnológico, conseguimos agilizar nosso atendimento aos pacientes que requerem cuidados mais específicos relacionados as doenças cardiovasculares. Com isso, além do paciente conseguir tratamento mais qualificado e mais rápido, auxilia também o trabalho dos profissionais que atuam nesta unidade”,  destacou a secretária de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade Ceroni.

O recebimento do novo equipamento integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), e é assistido por cardiologistas do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Por meio do projeto Boas Práticas, a ação tem como objetivo, qualificar o atendimento nos hospitais e nas urgências cardiovasculares do Sistema Único de Saúde (SUS) e implementar as diretrizes assistenciais e de manejo clínico seguro a pacientes com doenças cardiovasculares em todo o Brasil.

“No mês de maio, fomos parabenizados pela equipe do projeto da Beneficência Portuguesa pela atuação e a utilização com eficiência do equipamento em nossa instituição. Enquanto a média no Brasil para pacientes com dor torácica realizarem o eletrocardiograma é de 55 minutos, nós estamos realizando em menos de 10 minutos, seguindo as Diretrizes da Sociedade Brasileira e Americana de Cardiologia.

Essa impressionante mobilização e trabalho conjunto entre os profissionais da UPA Batel e da Beneficência Portuguesa nos trouxe um parecer expressivo após a avaliação dos nossos atendimentos, destacando a adesão ao projeto e o reconhecimento da UPA Batel como um dos mais significativos entre os participantes do programa”, argumentou a enfermeira da UPA Batel, Taís Carli.

O paciente que chega apresentando algum sintoma que possa indicar que ele tenha algum problema cardiovascular, passa pela avaliação do equipamento e com o apoio da telemedicina, a emissão de laudos, avaliação e diagnóstico, sai em no máximo 10 minutos.

Problemas como infarto e arritmias são prontamente diagnosticados pelos cardiologistas do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e os resultados são repassados imediatamente à Unidade de Pronto Atendimento do Batel.

“A parceria com a Beneficência Portuguesa proporcionou um suporte inestimável da equipe de Cardiologistas, que em conjunto com a equipe da UPA Batel, possibilitou um atendimento rápido e eficaz aos pacientes que chegam com queixa de dor torácica, possibilitando conduzi-los prontamente para a terapêutica adequada. Isso tem permitido aos nossos profissionais maior segurança e assertividade na tomada de decisão”, completa Taís.

O equipamento é utilizado 24h na unidade e até o momento, mais de 2300 exames já foram realizados em pacientes do município.