Dengue: Prefeitura oferece testes rápidos para população

Teste é indicado para pessoa que resida em área onde são registrados casos da doença ou quando o morador tenha viajado nos últimos 14 dias para área com ocorrência de transmissão ou presença do mosquito Aedes aegypti

Um dos mais novos avanços para a detecção da dengue está disponível em Guarapuava. O teste rápido começa a ser disponibilizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Urgências para os guarapuavanos com suspeita da doença.

“Este teste é um importante definidor de diagnóstico, uma vez que o quadro clínico de dengue apresenta uma grande variedade de diagnósticos diferenciais, os quais influenciam no tratamento e manejo da doença”, destacou Hiagor Silva, chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica.

O teste é indicado para a pessoa que resida em área onde são registrados casos de dengue, ou quando o morador tenha viajado nos últimos 14 dias para área com ocorrência de transmissão de dengue ou presença do mosquito Aedes aegypti.

É considerado suspeito e pode fazer o teste, o paciente que apresentar febre, entre 2 e 7 dias, e outros sintomas ocasionados pela doença, bem como, crianças provenientes de (ou residentes) área com transmissão de dengue, com quadro febril agudo, usualmente entre 2 e 7 dias, e sem foco de infecção aparente.

Para um diagnóstico mais preciso, são necessários no mínimo 6 dias, desde o início dos sintomas, com melhor sensibilidade e especificidade alcançados com coleta no 10º dia.

Doença – A Dengue é uma doença febril aguda, considerada a mais importante arbovirose que afeta o ser humano. Provocada por um vírus do gênero Flavivírus, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, vetor no continente americano. A evolução clínica pode cursar desde as formas leve ou assintomática, até com sinais de alarme ou quadros graves.

Sintomas – Os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.

É comum o paciente ter dor de cabeça, manchas avermelhadas ou náuseas. Além disso, é possível acontecer dores locais nos músculos, atrás dos olhos, costas, abdômen ou ossos. Podendo ter também febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, tremor ou suor.