Covid-19: Guarapuava já aplicou mais de 100 mil doses de reforço

O percentual de pessoas imunizadas com a primeira dose, até a última sexta-feira, é de 93,59%

A Secretaria de Saúde informa que o percentual de pessoas imunizadas com a primeira dose contra a Covid-19, em Guarapuava, até a última sexta-feira (07), é de 93,59%. Já as pessoas imunizadas com a segunda dose, chegam a 80,17%. E o público que recebeu a dose de reforço é de 59,91%. vale ressaltar que a imunização não impede que a pessoa contraia o vírus, mas contribui para evitar o agravamento da doença e, consequentemente, diminuir as chances de morte.

“Nesse momento, é muito importante a vacinação contra a Covid, que é uma doença imunoprevenível. Com a introdução da vacina os números de casos, principalmente de mortes, diminuíram significativamente. E estamos vivendo um momento que ainda há muitos casos de Covid no município, então, é muito importante a gente completar o nosso esquema de vacinação. É importante reforçar que a vacinação ajuda a não agravar o caso da doença e evita precisar do sistema hospitalar”, falou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki.

Na última semana de julho, o município aplicou 74 primeiras doses, 189 segundas doses e 1.156 doses de reforço. Até o momento, já foram um total de vacinas aplicadas de 162.418 primeiras doses, 8.527 doses únicas, 146.430 segundas doses e 109.429 doses de reforço.

Os números são razoáveis, mas a Secretaria de Saúde do Município alerta para que os cuidados não sejam relaxados, pois só por meio da vacina e da proteção de cada indivíduo, o vírus pode ser contido.

Segundo o decreto estadual, publicado em 29 de março deste ano, o município de Guarapuava aderiu à não obrigatoriedade do uso de máscaras, tanto em locais abertos, como em lugares fechados, com exceção em hospitais, consultórios médicos e odontológicos. Marlene ainda complementa informando que a vacinação da terceira e quarta doses estão disponíveis em todas as UBS incluindo o Cisgap. “Todas as pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal, procurem uma unidade de saúde para tomar a vacina, e não esqueçam de levar um documento oficial com foto, CPF, Cartão do SUS e carteirinha de vacinação”, finalizou