Covid-19: Saúde divulga orientações sobre a vacinação de mulheres grávidas e lactantes

Mães que estejam amamentando devem ser vacinadas, independente do laboratório produtor e juntamente com a população em geral de acordo com a faixa etária

A secretaria municipal de Saúde divulga orientações sobre a vacinação de mulheres grávidas e lactantes. Seguindo o Plano Nacional de Imunização definido pelo Ministério da Saúde, mães que estejam amamentando devem ser vacinadas para a Covid-19, independente do laboratório produtor e juntamente com a população em geral de acordo com a faixa etária a qual pertencem.

“A vacinação das lactantes gerou algumas dúvidas no início da vacinação e algumas prefiram aguardar um posicionamento oficial. Agora, existe a recomendação do Ministério da Saúde para que ocorra a vacinação normalmente, sem fazer distinção entre os laboratórios que produziram o imunizante”, explicou a coordenadora da campanha Guarapuava Imunizada, Chayane Andrade.

As lactantes guarapuavanas devem buscar a vacinação somente quando o município receber o próximo lote de vacinas.

Grávidas e Puérperas – A secretaria de Saúde orienta que as gestantes e mulheres puérperas imunizadas na primeira dose com vacina AstraZeneca devem receber a segunda dose depois de um intervalo de 84 dias. Nesses casos, o reforço deve ser feito com as vacinas da Pfizer/BionTech ou Coronavac/Butanan, pertencentes à reserva técnica ou distribuídas para população em geral.