Pinhão é o 42º município paranaense a conseguir a adesão ao “SUSAF”

A partir de agora, as agroindústrias do município  poderão comercializar produtos em todo o Paraná

Pinhão é o 42º município paranaense a conseguir a Adesão ao “SUSAF”. O certificado de adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar (SUSAF), que permite a comercialização em todo o território estadual, foi entregue ao Prefeito Valdecir Biasebetti pelo Secretario Estadual  de Agricultura e do  Abastecimento Norberto Anacleto Ortigara. A partir de agora as agroindústrias do município  poderão comercializar produtos em todo o Paraná.

“Desde a implantação do SIM, na década de 1970, buscávamos uma maneira de os produtores rurais expandirem seus negócios. Então, em 2013 foi aprovada a lei que cria o SUSAF, de autoria do deputado estadual Jonas Guimarães.

Com esta certificação, as agroindústrias, em especial as familiares e de pequeno porte, têm a oportunidade de ampliar seus horizontes, com mais possibilidades de negócio e, consequentemente, de geração de renda”, comentou o secretário da SEAB, Norberto Ortigara.

Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole necessários como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores.

Também são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade da água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura.

Outra exigência é contratação de um profissional legalmente habilitado, que tenha cursado a disciplina de tecnologia, industrialização e conservação de produtos de origem animal ou análogas.

SUSAF – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial familiar, artesanal e de pequeno porte.  Certificação emitida para o serviço de inspeção municipal, onde o município tem o seu serviço “equivalente” ao da ADAPAR, por isso, as agroindústrias de origem animal indicadas poderão vender seus produtos em todo o estado.

O serviço de inspeção municipal obrigatoriamente está vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura.  O serviço indicará as agroindústrias que têm condições de ir para o SUSAF. Agroindústrias de abate não podem ser indicadas ao SUSAF.  O Pìnhão foi o 42º  município paranaense a conseguir a adesão ao SUSAF.