Dia de Campo da FAPA fortalece a agricultura em Guarapuava

Evento ocorre nos dias 4 e 5 , em Entre Rios, e reúne pesquisadores e produtores para apresentar inovações, tecnologias e resultados de pesquisas voltadas às culturas de verão

Guarapuava sedia o Dia de Campo de Verão FAPA 2026, realizado nos dias 4 e 5 de fevereiro, na Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), localizada no distrito de Entre Rios. Além de promover a difusão de inovações e resultados de pesquisas voltadas às culturas de verão, o evento marca oficialmente o início das comemorações dos 75 anos de Entre Rios, distrito reconhecido por sua forte contribuição ao desenvolvimento do agronegócio regional. A programação é gratuita e aberta a produtores rurais, técnicos e demais interessados.

Presente na abertura do evento, o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, destacou a importância da Cooperativa Agrária para o desenvolvimento do município e da região. “Estamos aqui em Entre Rios, no Dia de Campo de Verão da Agrária, uma cooperativa sólida, que junto com seus produtores e cooperados inseriu Guarapuava e o Paraná no supermercado do mundo”, afirmou. O prefeito parabenizou a cooperativa e a colonização de Entre Rios, reforçando o papel do cooperativismo no crescimento econômico local. “Viva a Agrária! Viva o cooperativismo!”, concluiu.

A programação inclui a apresentação de estudos desenvolvidos nas quatro Estações de Pesquisa da FAPA, com temas relacionados ao manejo de culturas, uso de tecnologias aplicadas ao campo e soluções para o aumento da produtividade agrícola. Também estão sendo realizadas demonstrações práticas voltadas às culturas de milho, soja, batata e feijão, promovendo a troca de conhecimento e a atualização técnica dos participantes.

Um dos destaques do primeiro dia do evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (4), no Auditório Principal, com a palestra sobre o mercado de commodities, ministrada pelo especialista Ismael Meneses. Durante a apresentação, foram abordados cenários, tendências e perspectivas do setor agrícola, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas por parte dos produtores.

O secretário municipal de Agricultura, Celso Doliveira, ressaltou que o Dia de Campo de Verão marca também o início do ciclo de comemorações dos 72 anos da Cooperativa Agrária, que novamente registra recordes de produtividade. “Estamos falando de mais de 14 mil quilos por hectare de milho e mais de 6 mil quilos por hectare de soja, o que demonstra o avanço da pesquisa chegando ao campo”, afirmou. Segundo ele, a Prefeitura participa ativamente desse processo, com investimentos em infraestrutura, como a construção de estradas, além do projeto da Indústria-Escola de Guarapuava, que está em fase de planejamento.

O presidente da Cooperativa Agrária, Adam Stemmer, reforçou que o Dia de Campo é um evento eminentemente técnico, voltado à transferência de tecnologias desenvolvidas pela FAPA. “Os recordes de produtividade de milho e soja alcançados no último ano são resultado direto da pesquisa e da assistência técnica oferecidas aos cooperados e produtores da região”, destacou. Stemmer lembrou ainda que a pesquisa faz parte da essência da cooperativa desde sua fundação, em 1922, mantendo investimentos contínuos em campos experimentais e inovação tecnológica.

Representando a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), Bruno Ranhofer destacou o papel de extensão do Dia de Campo. “É uma oportunidade de portas abertas para que produtores de Guarapuava e da região conheçam de perto a pesquisa e o que está sendo aplicado no campo”, explicou. Segundo ele, a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimento contribuem diretamente para ganhos de produtividade, qualidade e sustentabilidade no campo.

O Dia de Campo de Verão FAPA 2026 reforça o papel de Guarapuava como referência no setor agropecuário regional, contribuindo para a disseminação do conhecimento científico e tecnológico e para o fortalecimento da agricultura local.

Deixe um comentário