Tramitação do projeto que reduz em 45% o IPVA no Paraná marca semana na Assembleia Legislativa
A programação contará com debates sobre inteligência artificial aplicada à educação e homenagens
A agenda da Assembleia Legislativa do Paraná na próxima semana será marcada pela chegada ao Parlamento do projeto de lei que vai transformar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do Paraná no menor do país. O objetivo da Mesa Executiva é concluir com celeridade a tramitação da proposta, que beneficiará 3,4 milhões de proprietários em todo o estado.
O governador Ratinho Junior anunciou, na última quarta-feira, a redução de 45% na alíquota, de 3,5% para 1,9% sobre o valor venal. O texto deve ser lido pelo presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), na sessão da próxima segunda-feira (25) e votado logo após, em sessão extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), já convocada pelo presidente do colegiado, deputado Ademar Traiano (PSD).
Os donos de automóveis serão os mais beneficiados pela redução: mais de 2,5 milhões de carros tributados em todo o Paraná terão o IPVA diminuído a partir de 2026. Em seguida, aparecem as motocicletas, com 268,7 mil unidades, as caminhonetes, com 244,7 mil, e as camionetas, com 225,1 mil.
Programação
Abrindo a semana, nesta segunda-feira (25), será realizada a audiência pública “Inteligência Artificial na Educação: Desafios para uma Formação Ética e Inclusiva”, no Plenarinho, às 9 horas. O evento, proposto pela deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), em conjunto com a deputada federal Carol Dartora (PT), vai discutir se a tecnologia vem sendo utilizada de forma ética e inclusiva, contribuindo efetivamente para o aprendizado dos estudantes.
PCD
Na terça-feira (26), às 14h30, o Salão Nobre será palco da entrega de Menções Honrosas a instituições que trabalham com pessoas com deficiência, em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A iniciativa é do deputado Ney Leprevost (União).
Cidadania honorária
Ainda na terça, por iniciativa do presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), haverá a entrega do título de Cidadã Honorária do Estado à desembargadora Lenice Bodstein. O evento será às 18 horas, no Plenário, em reconhecimento à atuação da homenageada em defesa das causas sociais no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), onde integra a 11ª Câmara Cível.
Assembleia nos Bairros
Na quarta-feira (27), às 15 horas, a Assembleia Legislativa promove a 3ª edição da sessão especial do programa Assembleia nos Bairros, que acontecerá no Terminal Santa Felicidade, em Curitiba. A iniciativa é uma parceria entre o Legislativo estadual e a Prefeitura de Curitiba, com o objetivo de aproximar o Parlamento da população e ampliar os canais de diálogo com as comunidades locais.
CACs
Na quinta-feira (28), às 18h30, o Plenário recebe sessão solene em homenagem aos CACs, que são colecionadores, atiradores e caçadores, além de clubes de tiro do interior do Paraná. A proposta é do deputado Delegado Tito Barichello (União), líder do Bloco de Segurança Pública, que destacou o reconhecimento às atividades organizadas pelas entidades, a importância do esporte de tiro e a defesa de direitos ligados à prática.
Homenagem
Encerrando a semana, na sexta-feira (29), às 11 horas, será realizada sessão solene em homenagem aos integrantes da Guarda Municipal de Araucária e de Campo Largo, em reconhecimento à contribuição para a segurança pública e o bem-estar dos cidadãos desses municípios. O evento, no Plenário, é uma iniciativa do deputado Ricardo Arruda (PL).
