Poder Legislativo requer alterações na Rua Barão do Rio Branco

Objetivo é facilitar a vida da população que trafega pelo local e viabilizar o desenvolvimento da cidade

Quem passa pela região do Batel, próximo ao Parque do Lago e o trilho do trem, em horários de pico sabe como o trânsito é complicado. Pensando em facilitar a vida da população que trafega pelo local e viabilizar o desenvolvimento da cidade, o Poder Legislativo discutiu na sessão de terça-feira (21) alternativas para o problema.

De autoria do vereador Profº Saulo (Republicanos), o Requerimento 40/2023, foi discutido e aprovado. O objetivo do documento é solicitar a elaboração de estudos para a abertura da Rua Barão do Rio Branco ou outra possibilidade.

O pedido deve ser feito à Secretaria de Planejamento e Urbanismo e à Secretaria de Trânsito. A ideia é que esses levantamentos também contem com um orçamento prévio das possíveis obras.

O autor do Requerimento explicou que o principal problema se dava por um gargalo, originado pelo final da Rua Barão do Rio Branco, que acaba ao encontrar com a linha férrea. Por conta disso, a Rua Guaíra acaba recebendo o fluxo de veículos provenientes da Barão do Rio Branco.

“Nós precisamos de mobilidade, precisamos resolver o problema. O objetivo deste requerimento é trazer discussão. Eu sugiro inclusive trazer todos os vereadores para esse debate”, ponderou Profº Saulo.

Os estudos a respeito da obra são necessários, já que pelo fato de haver a linha férrea no local, algumas normas precisam ser atendidas. Não é possível, por exemplo, que existam duas passagens diretas sobre a linha de trem com menos de 1500 metros de distância uma da outra.

Alternativas

Uma das possibilidades de projeto apresentadas no plenário envolve abertura da Rua Barão do Rio Branco.

O vereador Marcio Carneiro aproveitou a discussão para lembrar que a busca por soluções para esse problemas já se estendem, pelo menos, desde 2014. Ele recordou que em muitas situações, os entraves acontecem por conta da concessionária que administra a Linha Férrea. “Precisamos trazer esse pessoal para a discussão, porque não podemos deixar a cidade parar de crescer”, refletiu.

Joel Barbosa (Solidariedade) acrescentou à conversa sugerindo uma proposta de longo prazo. “Podemos começar um debate para que essa linha seja tirada do centro de nossa cidade. São essas questões que o Legislativo precisa trazer,” completou.

Quem também manifestou apoio a iniciativa e insistiu que mais ações de longo prazo sejam tomadas a respeito desse problema foi o vereador Elcio Melhem (Podemos). Para ele, as ações precisam ser tomadas em conjunto com os demais poderes.

“Se você não tiver apoio dos demais órgãos públicos, você vai lutar e morrer na praia. Esse requerimento pode ser transformado em Projeto de Lei, que terá meu apoio”, concluiu.