Paraná intensifica ações de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas

Durante essa semana, houveram ações sobre o tema em todos os municípios

O governador Beto Richa abriu nesta segunda feira (26) no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas Lícitas e Ilícitas (Previda). A abertura se dá no Dia Internacional de Combate às Drogas. Até sexta (30), haverá ações sobre o tema em todos os municípios. Estão previstas palestras, debates, oficina de bonecos e apresentações sobre os programas em execução no Governo do Estado. A polícia rodoviária estadual fará blitz educativa nas estradas.

A Previda é uma iniciativa do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conesd), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública, com o apoio da Secretaria da Educação, Ministério Público do Paraná e polícias Militar e Civil. Pela primeira dez, a Semana foi planejada em conjunto com o Conselho do Município de Curitiba.

O governador Beto Richa destacou a importância da união dos órgãos para a conscientização sobre os malefícios do uso das drogas. Só vamos avançar no combate ao uso das drogas se estivermos unidos, com ações eficazes pela repressão ao crime organizado e, principalmente, pela conscientização da nossa sociedade, disse ele.

Richa afirmou que o aumento do uso de drogas é uma preocupação permanente. Ele lembrou que, quando deputado, elaborou leis para o combate e prevenção ao uso de entorpecentes e que, como prefeito de Curitiba criou a Secretaria Municipal Antidrogas, a primeira do País.
TRANSPARÊNCIA

A presidente do Conselho Estadual de Politicas Sobre Drogas, Diana de Lima e Silva, explicou que a principal ação da Previda é a transparência da informação. A Semana proporciona o acesso à informação sobre as drogas e as consequências que elas trazem para a vida das pessoas. Mostramos, com palestras e debates, a realidade das drogas no Brasil e no Paraná para que crianças e adolescentes saibam se posicionar quando se depararem com a situação, explicou.

Ela também destacou que além, das drogas ilícitas, o foco da Previda é chamar atenção, para o uso das drogas lícitas, como remédios e álcool. É essencial que as famílias entendam que o uso de remédios e de álcool é tão nocivo quanto o consumo de drogas como maconha e crack, afirmou.