Eleições 2020: Bruna Spitzner, Cris Wainer, Prof. Bia e Prof. Terezinha fazem história

Guarapuava terá pela primeira vez quatro mulheres na Câmara de Vereadores

Nas últimas eleições do dia 15 de novembro, Guarapuava registrou uma marca importante em seus duzentos anos de história, ao eleger, pela primeira vez, quatro vereadoras. A partir do ano que vem, juntam-se a vereadora Professora Terezinha (PT), reeleita com 1.516 votos, Bruna Spitzner (PODE), eleita com 1.269 votos, Prof. Bia (MDB), que teve 1.113 votos e a também petista Cris Wainer, que, com 624 votos, também conquistou uma cadeira.

Bruna Spitzner é contadora e foi, entre as mulheres, a segunda mais bem votada. Estreia no legislativo para engrossar a fileira feminina em defesa dos direitos das mulheres, uma de suas principais bandeiras de campanha.

Profa. Bia, que já foi diretora do Colégio Estadual Antônio Tupy Pinheiro e conselheira tutelar no município, além, é claro, de aumentar a representatividade das mulheres, na Câmara, aumentará, também, o número de profissionais da educação.

A quarta a ingressar à bancada feminina é, a também professora, Cris Wainer, ex-presidente do SISPPMUG. Defensora da luta em favor dos servidores públicos de Guarapuava, Cris representará não somente as mulheres, mas, igualmente, o funcionalismo público.

Para a vereadora Professora Terezinha, o fato é motivo de muita alegria saber que nessas eleições dobrou o número de mulheres no legislativo de Guarapuava. “Ainda que sejamos em número menor, do que deve ser, sonhamos o dia em que seremos 50% das cadeiras ocupadas por mulheres em todos os legislativos do país. Mesmo assim, é muito significativo”, disse.

A vereadora acredita que a eleição dessas quatro mulheres se deve muito ao fato da atuação das mulheres nos movimentos sociais, nos movimentos de mulheres, nos movimentos feministas que têm destacados a necessidade e a importância de elas “ocuparem cargos políticos para fazer a política voltada também para os direitos da mulheres e para os direitos daquelas que mais precisam, tendo a força e a sensibilidade da mulher atuando na elaboração de leis, na defesa de projetos, nas sugestões, na fiscalização do executivo”, ressaltou.

“Nós mulheres podemos e devemos fazer política. Então, eu tô muito feliz com esse resultado. Acredito, também, que a minha atuação no legislativo, onde sempre fiz a defesa da participação das mulheres, de que nós temos que ocupar esses espaços, colaborou para isso. Quem acompanha meu mandato sabe disso. Eu acho, também, que essa atuação com muita independência e com muita transparência, com propostas relevantes no legislativo tenha dado mais visibilidade para a participação feminina. Então, eu avalio como muito positivo e espero que nós mulheres possamos formar um time lá no legislativo e possamos atuar de modo efetivo, para que outras mulheres ainda venham a se sentir desafiadas a ocupar cargos políticos no município”, finalizou Terezinha.