Dr. Antenor pede ao presidente Lula apoio para reconstrução de assentamento destruído por tornado em Guarapuava
Deputado enviou ofício ao Planalto solicitando ajuda humanitária e recursos federais para famílias do Assentamento Nova Geração, atingido por forte tornado na sexta
O deputado estadual Dr. Antenor (PT) encaminhou, nesse domingo (09), um ofício ao presidente Lula, pedindo ajuda humanitária e cofinanciamento federal para apoiar as famílias atingidas pelo tornado que devastou o Assentamento Nova Geração, em Guarapuava.
O pedido foi formalizado após a sessão extraordinária virtual da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em que o parlamentar fez um apelo emocionado pela reconstrução do assentamento e ressaltou o papel fundamental do governo federal na resposta a desastres climáticos recentes.
“Estou oficiando diretamente à Presidência da República, agradeço à ministra Gleisi Hoffmann, mas também estou oficiando porque o incidente que atingiu Guarapuava, o nosso assentamento aqui, não entra no estado de calamidade pública, mas se faz necessário que tenhamos recursos para reconstrução. Creio que precisamos de recursos mais volumosos, porque a reconstrução é algo muito difícil de fazer”, destacou o deputado durante a sessão.
No documento enviado ao presidente Lula, o parlamentar e as vereadoras Cris Wainer e Professora Terezinha, ambas do Partido dos Trabalhadores de Guarapuava, informam que o fenômeno natural destruiu grande parte das moradias do assentamento, deixando até 50 famílias desabrigadas ou desalojadas. O texto solicita o envio imediato de cestas básicas, água potável, kits de higiene e colchões, além de apoio técnico e liberação emergencial de recursos e materiais de construção para a reconstrução das casas.
Mudanças climáticas
Durante sua fala na Alep, Dr. Antenor também relacionou a tragédia a uma reflexão mais ampla sobre as mudanças climáticas e o papel do Estado na mitigação de seus efeitos. Ele lembrou da recente catástrofe no Rio Grande do Sul e ressaltou que “cada vez mais, desastres como esse serão comuns, exigindo respostas estruturais e políticas públicas sustentáveis”.
Rio Bonito do Iguaçu
Durante a sessão, Dr. Antenor votou favoravelmente à liberação de recursos emergenciais para o município de Rio Bonito do Iguaçu, igualmente devastado pelo tornado que atingiu o Paraná. Durante a sessão extraordinária deste domingo, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, em regime de urgência, o repasse de R$ 3 milhões ao município e reconheceu o estado de calamidade pública, garantindo o envio imediato de auxílio às famílias afetadas.
O deputado finalizou a intervenção agradecendo à ministra Gleisi Hoffmann, representante do governo federal presente nas ações de apoio no Paraná, e à Assembleia Legislativa, pela rápida mobilização diante da crise.
“Neste momento, a solidariedade existe e todos ajudam, mas vai ser necessário algo mais aprofundado ainda”, concluiu.