Deputada quer ampliar tratamento de asma no Paraná

A proposta, de Cristina Silvestri, é incluir o brometo de Tiotrópio entre os medicamentos prescritos aos pacientes

A deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) apresentou, na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei que propõe a ampliação do tratamento de asma fornecido pelo Sistema Público de Saúde (SUS). A proposta é incluir o brometo de Tiotrópio entre os medicamentos prescritos aos pacientes.

“Pesquisas feitas ao redor do mundo comprovam que este remédio melhora a função pulmonar e reduz os sintomas da asma, além de desafogar os hospitais, já que pode ser administrado pelo próprio paciente por meio dos aerossóis, as conhecidas ‘bombinhas’”, disse Cristina Silvestri.

Essas e outras informações constam em uma nota técnica assinada pela Sociedade Paranaense de Pneumologia, que apoia o projeto de lei.

A nota técnica acrescenta, ainda, que o brometo de Tiotrópio pode postergar e até evitar o uso das medicações biológicas, reduzindo o impacto orçamentário do Estado.

Asma – A asma, doença caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas inferiores, afeta cerca de 340 milhões de pessoas no mundo, 20 milhões de brasileiros e 453 mil de paranaenses. Ela causa mortes prematuras e impacta a qualidade de vida dos pacientes.