Comissão para debater Plano de Drenagem realiza primeira reunião

Os parlamentares abriram as discussões ouvindo especialistas. Grupo tem o prazo inicial de 180 dias para emissão de parecer

A recém criada Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara Municipal, voltada a acompanhar a execução do Plano de Drenagem de Guarapuava, iniciou seus trabalhos nessa quarta-feira (13). A instituição deste grupo de trabalho é uma resposta do Poder Legislativo aos recorrentes problemas de alagamento na cidade.

Para abrir os trabalhos, a Comissão buscou ouvir especialistas no assunto. Compareceram ao encontro o professor Mauricio Camargo Filho, do Departamento de Geografia da Unicentro, e a professora Mariane Kempka, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Eles explicaram, entre outros assuntos, sobre a geomorfologia do município, aspectos pluviais e sistemas hidráulicos.

Estiveram presentes a presidente da comissão Cris Wainer (PT), a vereadora Professora Terezinha (PT), bem como as assessorias dos vereadores Marcio Carneiro (Cidadania), Profº Saulo (Novo) e Nego Silvio (Podemos).

Prazo para entrega do relatório

Com reuniões definidas, que ocorrerão semanalmente na quinta-feira, às 14 horas, a expectativa do grupo, agora, é ouvir cidadãos que vivem nas áreas afetadas pelos alagamentos. Além disso, os parlamentares devem continuar ouvindo contribuições técnicas de profissionais da área.

A ideia, segundo a Comissão, é que as informações levantadas sejam a base para o relatório final. A elaboração desse documento é o objetivo de toda Comissão de Assuntos Relevantes instituída. Para isso, o grupo tem o prazo de trabalho de 180 dias.

Fazem parte da comissão:

  • Cris Wainer – presidente

  • Professora Terezinha

  • Marcio Carneiro

Ainda há duas vagas que devem ser definidas. O desejo da Comissão também é contar com a participação de mais pessoas interessadas no tema.