Coluna do JR

Os bastidores da política guarapuavana

CRISTINA

A deputada estadual Cristina Silvestre, mãe do prefeito Cesar Filho de Guarapuava, a meu entendimento, tem realizado um trabalho relevante na ALEP, em prol, não só para os guarapuavanos (sua base eleitoral) como também à população paranaense em geral. Reeleita, mais experiente politicamente, atende todos indistintamente e resolve as reivindicações na medida do possível. Tem muita gente que a vê, no futuro, como prefeita de Guarapuava. Nesse ritmo e dinamismo de ora, ela tem tudo para ser.

CESAR

Em contrapartida, virá Cristina, irá Cesar, a estadual ou a deputado federal em 2022. Mas tem pessoas apostando (em Cesar) numa vice governadoria ao lado desse magnífico governador Ratinho Massa Junior. Enquanto isso não acontece, logo após essa crise do coronavírus, o assunto político voltará à tona em Guarapuava.

As eleições em outubro saem normalmente, comentam, e para tanto os candidatos a prefeito e vereador desta terra estão otimistas quanto a essa possibilidade. Precisamos sim, melhorar o potencial de nosso legislativo, com gente nova, inteligente e com ideias mais expressivas e atuais, sem a tradicional mesmice de sempre (ausência de mudanças) sempre pedindo a benção ao “santo” prefeito, as vezes atitudes contrárias ao que o povo pensa.

DESEJOS

A pretensão de ser prefeito de Guarapuava tem uma sugestiva lista sendo elaborada nos bastidores, com os nomes de Fernando Carli, Vitor Hugo Burko, Itacir Vezaro (o atual vice não abre mão da candidatura) do Secretário de Saúde Celso Góes; falam que o médico Antenor do PT está ensaiando uma pegada forte pra ganhar o Paço Municipal em 2021; o nome de Luciano Gago é cogitado, pensam em alguém da Unicentro ou das Faculdades Campo Real e quem sabe um representante que saia das Colônias de Entre Rios.

Logo que definidos os nomes haverá certamente as coligações como de costume. Tem um colega (advogado) com boas intenções/políticas, é estudioso, sensato e deverá oficializar o seu nome brevemente, enfim, aguardemos também algumas surpresas até do mundo feminino.

BRASILEIRO

Mais um entre nós que recebeu nesta semana a informação oficial de Brasília, via PF de Guarapuava, que a sua naturalização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Trata-se do médico/cubano PEDRO LUIS SUÁREZ, que passa a ter dupla cidadania. Que ótima notícia. Pedro mora em Guarapuava há mais de 6 anos, é casado com a enfermeira/brasileira JULIANE e o casal aguarda a chegada do primeiro filho, que segundo a mãe, receberá o nome do pai.

Pedro tem trabalho fixo em Guarapuava numa conceituada Empresa hospitalar enquanto aguarda o revalida e o seu domicílio é no Bairro Bonsucesso. Até de futebol ele gosta, torce para o Grêmio de Porto Alegre (deveria ser santista) e já possui um grande círculo de amizades aqui.  Outros estrangeiros de diversos países também estão preparando a documentação na Policia Federal para se tornarem brasileiros por opção. Nós temos por costume receber bem os imigrantes que vem de outros lugares do mundo. Nada de ignorá-los. São gente com sotaque diferente mas que com o passar dos anos tem o português fluente na ponta da língua.

BOLSONARO

Questionado está o Presidente com relação a doença coronavírus que chegou ao Brasil e ele teme, mas tem algumas razões quando de seus pronunciamentos salvaguardando a economia do País. Nada de alarmes exagerados e histerias é o que ele prega. Exceto a plim-plim, outros canais de TVs, Rádios e a maioria da população lhe apoia. Jair Bolsonaro tem dito que o melhor remédio dos brasileiros nessa hora é voltar ao trabalho e que as pessoas já aposentadas tomem muito cuidado em relação a saúde e fiquem em casa.

FUTEBOL

Ouvimos de algumas pessoas ontem na Cidade dos Lagos que gostam de esportes, em especial da modalidade/futebol, que deveríamos ter na Câmara Municipal de Guarapuava em 2021, como vereador, alguém que tenha o perfil de futebolista nato e citaram alguns nomes conhecidos, os quais, merecem o meu e o seu voto, sendo eles: Sergio Firmam palmeirense, Cosme Stimer, Pablo Almeida, Dirceu Pato colorado, Alaor Gomes e o mano Antenor santistas, Chapecó Dall Comune também palmeirense, Tonico de Oliveira, Percival Ribeiro da grande família da Vila Belmiro e o comentarista da RC Nelson de Lima vascaíno.