Coluna do JR

Guarapuava, fatos marcantes

Li uma matéria da jornalista Cristina Esteche, que circulou nas redes sociais, falando dos “secundaristas” que deram base para o PT em nossa região há quase 40 anos. Não poderia faltar nesse inteligente time, os manos Fernando e Paulinho Esteche, nossos estimados amigos, o quais não os vejo há tempos, mas torço pelo sucesso deles aonde estiverem.

Aqui em Guarapuava nasceu o PT do Lula, velho Inácio, danado, esse presidente que fez o básico e tirou muito do povo brasileiro. Nos Iludiu, embora há quase duas décadas somos filiados no DEMOCRATAS do Maia e do guarapuavano Vitor Hugo. Lembrando dos políticos de Guarapuava (velha guarda, de raiz) exemplos, de Guaraci Ribas, Boris Martins e Fernando Ribas Carli do PDT; de Nivaldo Krugger – tri-prefeito e foi ótimo nas três (MDB/PMDB, fidelidade absoluta); do paranista amigo Dr. Carlos Huff, jornalista EXPERIENTE, um injustiçado; do advogado Carlos Alberto Milazo que deveria ser prefeito desta terra pela sua dignidade comprovada.

Lembro também dos adeptos e amantes do PT, muitas vezes esquecidos pela cúpula maior (ainda bem) casos do ex-caixa do Banco do Brasil o Gilberto Medeiros; desse valente e honesto cidadão/médico Dr. Antenor Gomes de Lima, futuro presidente da Câmara Municipal de Guarapuava – do outro médico/empresário Dr. Bacin, do Osnildo – contabilista do Bairro Santana.

Também destaco o advogado/político Abraão J. Melhem que teve passagens inesquecíveis na Câmara Municipal – referências ótimas como político de destaque, pai do médico Junior e da advogada Luciane; também referências positivas ao Dr. Dorival Angeluci, aliás, conversamos esta semana no Fórum e ele que está afastado da política desde 2004, não quer falar mais desse assunto/política, nem de seu desafeto Osmar Dias. Presenciei um fato, quando ambos chegaram ao velho Fórum Guarita Cartaxo. Eu era radialista.

ELEIÇÕES

Falei de alguns antigos cidadãos que fizeram política na Terra de Guairacá – estava esquecendo dos vereadores Edony Kluber, Valtair Alberti, Mauricio Araújo, seu pai Heraclides, Darci Zanlorenzi, João Bosco Pires; do ex-prefeito Candinho, do mano Norton e do Gilson Pedro Amaral. Desses antigos (por falta de opção de jovens, por enquanto) alguns deles da terceira idade acima citados, querem voltar a comandar Guarapuava já a partir de 2021 e se bobearem, ganham a prefeitura do Cesar Filho. Fernando Carli que está renascendo na política e que vem quente, dizem. De Vitor Hugo Burko (tive desavenças com ele nos tempos da Rádio Cultura aonde laborei, mas voto nele hoje, porque o considero capacitado e muito preparado para a função). Tudo faz parte de lembranças boas e más, gente.

NOVATOS

De idade e de lidas na política de Guarapuava, se preparando para ser prefeito ou vereador este ano, temos o Secretário da Indústria e Comércio Sandro Abdanur, do atual vice prefeito Itacir Vezzaro e do Secretário de Saúde Celso Góes, cujo padrinho de batismo ou crisma deles, é Cesar Silvestri Filho, extraordinário prefeito na minha visão, com algumas ressalvas. Comentaram essa semana nos bastidores, da vontade de Luciano Gago voltar a ser candidato a prefeito de Guarapuava; da mesma forma, do empresário Leonardo Mattos Leão do GRUPO ML liderado pelo deputado estadual Artagão; até do César Lima ex-BB/Globo e do vereador Jabur, e há quem cita o nome para ser VICE de alguém, do sanepariano João Edson de Lima e do cartorário Bepe Vitorassi. Afinal, quem não quer ser prefeito dessa metrópole chamada Guara (LOBO) – Puava (BRAVO)? Até eu que sou prudentopolitano de nascimento e não sou bravo, gostaria de comandar esta bela cidade, mas com muita gente desempregada a exemplo de Brasil, mesmo caindo o desemprego na era do “fantástico/xará” Jair Bolsonaro, nosso querido presidente que está botando muita gente para correr, sempre com o “SIM, em especial” do Ministro Sergio Moro.

ESPORTES

Nostalgia também no esporte de Guarapuava hoje na coluna do JR. Falar do futebol amador do passado (saudades) pois jogamos bola ao lado de gente boa, que ainda está entre nós graças a Deus e de muitos que foram morar no céu. Citamos os vivos – Jura, Edson Motorzinho, Osni Gomes 70, goleiro Lincon do Grêmio Oeste, J. Carlos o Deco, o habilidoso Zé Gaiola, Campina, o beque Celso Estacheira e o zagueiro amigo/irmão Rui Pereira Schier que mora há anos em Guaratuba. Saudades do Guarapuava EC dos anos – de 70 a 90 – que disputou, inclusive, campeonatos profissionais do Paraná e foi bem. Saudades do Estádio Lobo Solitário que depois venderam (absurdo), dos craques Chapecó e Alaor do alvi negro – do saudoso Estádio Bororó do Tio Capa; do timão da Madeirit de Adão Kubilinski e Elio Tucano Alonso; do Guairacá do Barãozinho despachante e do habilidoso atleta meio de campo Clodoaldo ex-Caixa Econômica; do Entre Rios do camisa 10 Jorge Tahech, do Gremio Oeste do veloz ponta direita Cesinha e do Pavão do Serelepe, Airton Galo e Congo, lembrando também do Socovel do Zé Português e dos Madureira do Independente.

FINALMENTE

Da “turma” boa do Rádio AM/FM guarapuavano estou lembrando dos meus amigos e colegas que também estão morando no céu e dos atuais craques do microfone. Do time do “ALTO”, saudades do Julio Kulka, Dirceu Silva, Valdemar Garcia, Arnaldo Cafú, Luiz Sanqueta, Silveira Silva, Antônio Carlos, Dirceu Dias, Agenil Silva, Jorge Oreiko, Nardo, Luiz Gonzaga Agra e recentemente Chico e Altevir Nunes. Dos que estão na ativa “TERRA FIRME” e bom de papo (comunicação) nas rádios locais, cumprimento Tonico de Oliveira, Rui Marcos, Celso Pinheiro, Jorge Oscar, Chico Carbone, Rony Santos, Diretor Jorge Telles, Marli Rosa, Capote, Junior Vivi da Rádio Massa e milhares. Estamos ligados na sintonia diária. Abraços.

Deixe um comentário