Coluna do JR

Os bastidores da política guarapuavana

ITAPOÁ

Impressionante o progresso da cidade catarinense de Itapoá. Lindas praias, povo acolhedor e o carnaval deste ano foi animadíssimo a beira mar. Como moramos lá, encontrei amigos e até de política falamos. Inclusive, o aposentado/escrivão da polícia civil que trabalhou em Guarapuava, o FLORES, me perguntou. “E lá na terra dos Matos Leão, quem será o próximo prefeito”? Perguntinha difícil. Mas arrisquei. Se fosse possível, o atual alcaide César Silvestri Filho se reelegeria de novo. Quem sabe o seu “indicado” leva essa. Citei os imagináveis Itacir atual vice, Sandro Abdanur e Celso Góes.

Na oposição ou situação, o carismático Fernando Carli (fera na política) está ensaiando uma volta ou poderá indicar uma pessoa de sua confiança pra tomar a PMG. Outro que tem tudo para retornar ao Paço é o advogado Burko. Mas que não venha com o anti-pó de novo. Lembram do fiasco? Na minha opinião o Vitor Hugo foi bem nas suas duas administrações e o funcionalismo da Prefeitura adora ele até hoje.

VELHA GUARDA

Ano político é agitado e em Guarapuava os pré-candidatos já começam a fazer planos, prometendo resolver tudo de uma forma muito simples. Mas há os mais idosos e experientes que (se derem chance) voltam com força total como candidatos, no executivo, legislativo ou até pensando numa “vaguinha” na Prefeitura como Secretário. Nem precisam disso, pois são empresários bem sucedidos e que tem moral sobrando. Destacamos alguns – como o GRANDE Maurinho da Discolândia (pena que é palmeirense), o mestre Zarpelon ex-ACIG, o “gente boa” Querubim Gouveia, o cartorário Angelin Vitorassi, numa dessas o professor/aposentado Charutinho Lippman, Jacir Queiroz e a turma do Café da 15 (ali é o centro de palpites políticos) etc.

TURMA DO MICROFONE

O Batel na disputa da segunda divisão de profissionais este ano, mexeu com os craques da “latinha” das Emissoras locais, que prometem belas transmissões esportivas diretamente da Baixada. Alô Percival, Tonico de Oliveira meu afilhado, Nelson de Lima, a volta do melhor plantão que já ouvi – o Rui Marcos Limão, Ivan Ribeiro, Chico Carbone e tantos, psiu, estaremos de ouvido.

MULHERES

Será que teremos na disputa política este ano em Guarapuava (leia-se, como candidatas a vereadora) algumas senhoras e senhoritas? Tem gente sonhando no Legislativo com a empresária Rosemari da Mary Art, Cris ou Luana Esteche, Marines Guiné ex-rádio Cultura, a ex-vereadora, sempre locutora, Marli Rosa, mulheres inteligentes filiadas ao PT e algumas secretárias municipais da Prefeitura. Não esquecendo das vereadoras Maria José R. Ribas e Terezinha.

CARNAVAL

O de Guarapuava, tímido, fraco, talvez o do Lobão, bem movimentado. A verdade. O guarapuavano é mais pé de valsa ou (vanerão, xote) num CTG Fogo de Chão, Primavera e clubes sociais de bairros. Deixemos o agito carnavalesco para Rio e São Paulo.

FRANCO

Quem pode desembarcar na AZUL (não sabemos que sigla pertence hoje) na cidade, para ser candidato – novamente – a prefeito, é o Cesar Franco. Entendo que ele foi bem na sua administração em 1996. Cria do Carli, claro, é amigo do Lerner, pessoa inteligente, temido pela minoria e adorado pela maioria.

CUBA

O médico cubano Pedro Luis Soarez, há 6 anos residindo em Guarapuava, casado com a enfermeira Juliane e na expectativa do nascimento de filho brasileiro, enquanto não sai a prova/ “revalida”, presta seus serviços – em nova função – no Hospital São Vicente. Além de médico, cursou na Escola Futura, radiologia e a sua segunda pátria é o Brasil indiscutivelmente. Sucesso ao Pedro, que é pessoa de bem e de conduta inquestionável.