Candidatos têm 24h para recolher material irregular

Material irregular estava sendo distribuído essa semana (Foto: Reprodução/Facebook)

 

Jonas Laskouski

 

Antenor Gomes de Lima e Prof. Gilberto (Gilberto Grzeszezeszyn), candidatos guarapuavanos a deputado estadual e deputado federal respectivamente, pelo Partido dos Trabalhadores (PT) estão sendo notificados na manhã desta sexta-feira (28) pela Justiça Eleitoral.

A partir do momento em que receberem a notificação, feita pela chefe do Cartório da 43ª Zona Eleitoral de Guarapuava, Maria Cristina Vitorino Alves, os candidatos têm um prazo de 24 horas para recolher todo o material irregular de campanha em circulação e informar à Justiça quais foram as providências tomadas para que o mesmo não esteja sendo divulgado.

Conforme noticiou o Extra Guarapuava ontem (quinta, 27), com exclusividade, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão no Diretório Municipal do PT, que fica no Centro de Guarapuava. A ação aconteceu na tarde de quarta-feira (26). Na sede do partido, os policiais apreenderam quatro caixas de material irregular de campanha. Nelas, ‘santinhos’ em que aparece o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência da República.

A Justiça Eleitoral, porém, proibiu a veiculação de propagandas em que Lula aparece como candidato. Ele teve a candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa por ter sido condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. O petista está preso em Curitiba desde o dia 7 de abril. Fernando Haddad o substitui como candidato.

 

DENÚNCIAS

Entre terça e quarta-feira (25 e 26 de setembro), a Justiça Eleitoral de Guarapuava recebeu seis denúncias sobre a propaganda irregular dos candidatos guarapuavanos. Uma delas, viralizou nas redes sociais. Em um vídeo postado no Facebook na última terça (25) e que até a manhã desta sexta (27) já foi visualizado mais de 512 mil vezes, a guarapuavana Polly Lima conta que uma mulher havia colocado o ‘santinho’ de um candidato a deputado estadual por Guarapuava no portão de sua casa na manhã de terça-feira.

Em entrevista ao Portal RSN, ela confirmou a denúncia feita à Justiça Eleitoral. “Às 14 horas fui na Justiça Eleitoral e fiz a denúncia, porque o Lula não é candidato, disse ela.

Ao mesmo portal de notícias, o candidato Antenor Gomes de Lima “afirmou que os santinhos foram confeccionados antes do dia 11 de setembro, quando Lula ainda era o candidato do PT”. Ele confirmou a existência da propaganda e afirmou ainda que o material denunciado deixou de ser distribuído há semanas.

 

REMÉDIOS

Junto com as quatro caixas de ‘santinhos’, a Polícia Federal apreendeu ainda uma outra caixa que estava repleta de amostras grátis de diversos medicamentos.

O Extra Guarapuava não conseguiu contato com os candidatos.