Candidato à reeleição, Aliel Machado conversa com o Extra

Os movimentos sociais e estudantis foram os que mais sofreram
com este modelo de governo de arrocho, que tirou direitos do povo
brasileiro e dos trabalhadores, afirma Aliel Machado (Foto: Reprodução)

 

Por João Muniz (matéria publicada na edição impressa desta terça, 04 de setembro)

 

Continuando a série de entrevistas com os candidatos paranaenses, nesta edição abrimos espaço para o jovem deputado federal Aliel Machado, que concedeu uma entrevista exclusiva ao Departamento de Jornalismo do jornal Extra Guarapuava.

Destaque no Congresso Nacional como deputado atuante em primeiro mandato, Aliel é natural de Ponta Grossa e possui representatividade em mais de 80 cidades do Paraná. Agora, o candidato busca a reeleição e fala dos novos desafios.

 

Extra Guarapuava – Como foi a experiência de deputado federal em primeiro mandato e quais os novos desafios?

Aliel Machado – A primeira experiência como deputado foi positiva como pessoa, porque diferente de outras famílias nós não temos ninguém dentro da família na política. Ficamos tristes com algumas coisas que aconteceram em Brasília durante o mandato, muitas vezes nos sentimos impotentes. Por outro lado, tivemos conquistas e recursos importantes aos municípios aos quais representamos, com vitórias contra os desmandos do atual governo. Os novos desafios estão na continuidade da luta pela diminuição das desigualdades sociais. Ela reflete em todos os outros problemas sociais neste país. Precisamos recuperar direitos trabalhistas, uma independência maior dos municípios, como o Pacto Federativo e fim do foro privilegiado.

 

EG – Como deputado, o senhor avalia que conseguiu atender as expectativas dos seus eleitores ou se sente frustrado em alguns quesitos?

Aliel Machado – Como político, nós não representamos um todo e sim uma parte da população, onde, para as pessoas que me propus a representá-las, acredito ter atendido às expectativas. Minha origem é dos movimentos sociais e estudantis – setores que mais sofreram com este modelo de governo de arrocho que tirou direitos do povo brasileiro, dos trabalhadores. Levantamos bandeiras contra leis que beneficiavam o trabalho escravo, fomos contra os aumentos dos combustíveis, contra a Reforma Trabalhista e a Reforma da Previdência. Me sinto frustrado em ter participado de debates com a ala governista e não ter saído vitorioso, onde prevaleceram os interesses particulares dos deputados. Isso é muito triste para o país.

 

EG – O senhor foi um dos poucos deputados do Paraná que votou pelo impeachment do presidente Michel Temer. Após ele não ter sido cassado, se arrepende de ter votado contra?

Aliel Machado – Michel Temer foi o primeiro presidente a responder duas vezes pelo processo de impeachment por crime comum no exercício do mandato. Um político que entrou pela porta dos fundos, quando depois do impeachment da Dilma já deveria ter tido nova eleição. Votei contra a entrada do Temer e jamais votaria a favor dele e do seu grupo político. Tenho orgulho em não fazer parte desta aliança que está retirando direitos e prejudicando a população. O Temer é um dos maiores equívocos cometidos pelo Congresso Nacional.

 

O deputado foi contrário ao impeachment de Dilma (Foto: Wenderson Araújo/Gazeta do Povo)

 

EG – Guarapuava e o Território da Cantuquiriguaçu não têm forte representatividade com um deputado federal no Congresso Nacional. Qual sua opinião sobre isso?

Aliel Machado – Guarapuava e a região da Cantuquiriguaçu são importantes para os avanços da economia do Estado. Sou um defensor do Pacto Federativo, como forma para que os municípios não fiquem reféns de governos, tendo que ficar passando o chapéu para pedir dinheiro para realizar obras e melhorias para a população. Precisamos de municípios independentes e de deputados que não se vendam aos governos em troca de emendas parlamentares. Esse tipo de política prejudica a população, pois eles votam coisas ruins e a retirada de direitos constitucionais. Com as emendas impositivas conseguimos trazer recursos para Guarapuava, que foram aplicadas nas áreas da Agricultura, Saúde e Políticas para as Mulheres, por exemplo. Nós temos um Estado com quase 400 municípios e 30 deputados para atender as demandas. Dentro disso, há parlamentares que estão aí para atender alguns setores e interesses próprios.

 

Temos investimentos em todos os municípios da região,
tendo saúde e infraestrutura como ações prioritárias. Ações
essas que aconteceram sem a necessidade de ter feito
conchavo com os atuais governos

 

EG – O que dizer para a população num momento de descrédito com a classe política?
Aliel Machado – Sempre que fui chamado estive presente nas cidades que represento, nas boas parcerias com as administrações, defendendo os interesses da população em Brasília. Tenho um carinho muito especial pelo povo de Guarapuava e da região da Cantuquiriguaçu, ao qual sou muito grato pela confiança no meu trabalho como deputado federal. Esta eleição é a única oportunidade da população votar e mudar este cenário com a atual classe que governa este país. Isso não será votando numa pessoa famosa, com discurso fácil. Precisamos estudar a história de cada candidato, suas convicções, o que defende, se tem uma ficha limpa. Estamos passando por uma crise política, econômica e moral. Mas este é o momento de mudança, de transformação, das pessoas sérias e comprometidas participarem para mudarmos isso. Quando fui eleito, mantive as convicções e tentei representar essas indignações que a população tem manifestado.