Atendimento preferencial a pessoas com fibromialgia

Vereadores solicitam informações ao Executivo sobre cumprimento da lei

Requerimento assinado pelos vereadores Gilson da Ambulância, João Carlos Gonçalves, Marcelinho, Vardinho, Joel Barbosa, Sidão, Wilson Anciuti, Celso Lara da Costa, Professor Saulo e Cristóvão da Cruz, solicita à administração municipal informações sobre o cumprimento da lei que obriga atendimento preferencial a pessoas portadoras de fibromialgia em filas e vagas de estacionamento nos estabelecimentos públicos e privados no município de Guarapuava.

De acordo com o vereador Gilson da Ambulância, autor do projeto de lei, a população está buscando seus direitos e reclamando que a prioridade não vem sendo respeitada. “Já se passou mais de um ano que a lei entrou em vigor e até a presente data nada foi feito. As pessoas que seriam beneficiadas estão cobrando e nós precisamos dar uma reposta”, disse.

De acordo com a lei municipal, é obrigatória a inserção do símbolo mundial da Fibromialgia nas placas de avisos de atendimento prioritário nos estabelecimentos ou empresas públicas e privadas, incluindo concessionárias de serviços públicos, como supermercados, bancos, correios, laboratórios, hospitais e clínicas.

A legislação também determina que é permitido estacionar em vagas destinadas a idosos, gestantes e portadores de deficiência, e que cabe ao Executivo Municipal a elaboração de uma forma de identificação dos beneficiários, por meio de comprovação médica.

Fibromialgia – A síndrome da fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. Talvez os critérios utilizados hoje no diagnóstico da FM tendam a incluir mais mulheres.  A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.