Análise dos sete candidatos a prefeito de Guarapuava

ANÁLISE DOS SETE CANDIDATOS A PREFEITO DE GUARAPUAVA

Como colunista (JR) do Jornal Extra, a convite da diretoria, desde o início do ano (assino a matéria, e me responsabilizo) e na véspera de mais uma eleição municipal a prefeito e vereador em Guarapuava, tomo a liberdade (democraticamente) para analisar em poucas palavras os nossos candidatos a prefeito. Análise dele candidato, nunca, de sua vida pessoal ou profissional. Ficou bem claro?

CELSO GÓES

Não o conheço pessoalmente, mas a família Goes (ou Góis) sabidamente são pessoas do bem e idôneas. O bioquímico, ora candidato da situação, integrando um grupo de peso (Carli, Silvestri, Matos Leão, povo e um apoio extraordinário do empresário Odacir Antonelli) além de Ratinho Júnior, governador do Paraná, fez uma campanha eleitoral com altos e baixos, podendo ser o escolhido na urna, dia 15. Apresentou bons programas nos horários de TV e Rádios. Tem como vice, o Samuel Ribas Abreu, bom de oratória, com possibilidades de, em 2022, sair candidato a deputado. Potencial ele tem. Antes será um vice em Guarapuava e de respeito.

Celso Goes (23) cometeu dois pecadinhos na campanha: questionou à administração do município de Pinhão que é PT e foi duramente contestado pelo prefeito Odir. Aliás, ambos são de origem lulista. A segunda mancada, foi quando esboçou alguns elogios (ou críticas) inoportunas a candidata a prefeita Janaina Naumann; esta rebateu e bem (em nome das mulheres) e o assunto viralizou. Hoje o Góes está há um pé da prefeitura, mesmo assim, comentam nos bastidores.

VITOR HUGO

O ex-IAP e duas vezes prefeito de Guarapuava, retornou com tudo para ser novamente. Dos 7 candidatos, sem dúvidas, é o mais preparado para o cargo. Está no Democratas (25) mas já pertenceu a outras siglas. Embora esbarrou na justiça que, por via de advogada do grupo do prefeito atual, a dra Isabel, lançou um pedido de impugnação de sua candidatura. O Polaco como o chamam, contestou e bem; o processo foi ao TJ/PR e TRE. Se disputante, vai incomodar. O seu vice é um jovem empresário e tem “pinta” de ser também, um futuro deputado em 2022. Grande Thiago Pfann.

ANTENOR

Conheço-o desde garoto (filho do seu Gentil) e sei de sua luta para se tornar médico e vereador. Casado e bem, tem filhos. Fiel ao PT, pessoa honesta. Hoje, como mais um atrelado no time do LULA (não gostam que falem do ex-presidente) está cotado, mesmo assim, a ser o prefeito da Terra de Guairacá. Sem muitos recursos financeiros, o Gomes (13) e seus companheiros (leia-se médico França Araújo, Talles etc…) lutam dia a dia junto ao povão, para o que der e vier. Isso é um mérito, indiscutível.

Sê prefeito a partir de primeiro de janeiro/2021, terá que pensar, repensar e pensar de novo na formação de seus colaboradores (secretários). Digo isso porque tem petista desde já querendo um cargo e com planos de Joe Biden. Sonhadores. O vice do Antenor é o advogado Nieckars, muito inteligente.

 

JANAINA

É a surpresa do ano, politicamente, e veio para ganhar (penso que só vai assustar e amedrontar os chamados poderosos, imbatíveis etc…) desta vez. Janaina Naumam, uma gaúcha falante, torcedora do Grêmio e inteligente. É biomédica e professora universitária. É povão, estudiosa de política e tem o número 10 como referência. Não a conheço pessoalmente, mas sei que ela, Samuel Ribas e Thiago Pfann, poderão em 2022 ser os nossos deputados, cada qual no seu partido político. Nos horários gratuitos a Janaina se destacou. De boa oratória e dicção agradável, demonstrou estar preparada para ser a primeira prefeita da história de Guarapuava. O seu vice Juraski foi bem como vereador nos últimos quatro anos.

JABUR DO MOTOCROSS

Bom vereador. Combativo e tem boas ideias, sê prefeito. Dizem que o povo dos bairros adora ele. Fez uma campanha limpa. É nome de futuro politicamente. Está plantando hoje para colher, quiçá, em 2022. O seu Batista (33) é gente boa e popular.

ANDRÉ TECCHIO

Esse jovem Senhor que leva o número 27 na política, está se lançando agora e tem futuro em Guarapuava, comentam. De bons conhecimentos, fala fácil e com segurança, o vi no debate do AGITA do amigo Mario Luiz e merece os elogios. Tem futuro nessa ciência bendita e cheia de interrogações. Quem sabe em 2024 sairá como candidato a vereador.

LUZIA NORILER

Minha colega de profissão, inteligente és, de sigla partidária modesta e de número 51 (mas não é lulista) demonstrou nos horários eleitorais gratuitos que tem conhecimentos políticos. Tem futuro sim, talvez começando como vereadora em 2024 em Guarapuava. Quem sabe a deputada federal? Ela é corajosa.

VEREADORES

Desejando a todos uma boa eleição domingo, 15, que começa ás 7 horas da manhã, encerro a coluna dizendo que 4 candidatos a vereador este ano em Guarapuava, merecem e muito, chegar no pódio. O primeiro é o GUTO (Luiz Augusto Klosowski-DEM) que tenta a reeleição (fez um bom trabalho) e é pessoa super honesta; o segundo é novato de Legislativo mas tem crédito entre a população em geral. Destaco o professor Pablo do PODE. Além, é claro, da capacidade política do Luciano Gago que apoia a dobradinha Celso Góes e Samuel. Finalmente, aparece o Titio ALAOR do PT, ex-craque de bola e que, sê eleito vereador, vai agitar como ninguém o esporte – amador e profissional – de Guarapuava, que está mais parado que o ataque do coringão.