O vandalismo vem causando prejuízos ao erário público e a população

FOTOS: Divulgação

Guarapuava nos últimos anos ganhou um aspecto de cidade interiorana no estilo europeia, mas a depredação e o vandalismo de estruturas públicas, prédios e jardins vem preocupando gestores públicos e representantes de entidades. Nos últimos três anos, atual gestão implantou uma série de medidas na renovação de canteiros florais, novos pontos de ônibus, praças esportivas e de lazer. Os abrigos chamados de pontos de ônibus estão entre os que mais sofrem como vandalismo. De acordo com a Companhia de Serviços de Urbanização (Surg), o maior registro de casos ocorrem nos finais de semana e feriados. Dos cerca de 40 pontos novos instalados pela prefeitura nos últimos anos, boa parte foi danificado, deixando um cenário triste para os usuários que utilizam como abrigo e moradores.

FURTOS

Recentemente os prejuízos ocorreram no Aeroporto Regional Tancredo Thomas de Faria, que está em obras de ampliação. Do local foram furtados boa parte das instalações elétricas. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur, foram quebradas lâmpadas e coluna niveladoras, arrebentados chicotes de balizamento, além da depredação de outros equipamentos, como dois transformadores de isolamento. O prejuízo ultrapassaram R$ 30 mil. Tendo que o poder público municipal agir com certa urgência para não prejudicar alguns pousos e decolagens de voos privados, que acontecem diariamente no local.

UNIDADES PÚBLICAS

A depredação, furtos de equipamentos e materiais básicos tem acontecido em unidades de saúde básicas, centros de educação infantis (creches), área de prática esportivas e turísticas. Como o incêndio na Gruta São João Maria, no Parque do Jordão. A polícia investiga a suspeita de vandalismo. Com o incêndio provocado as chamas atingiram as paredes e o teto, danificando a estrutura física, quadros e prateleiras com as imagens sacras.

PUNIÇÃO

Entre os casos de maior gravidade registrados na cidade nos últimos meses, foi da Unidade Básica de Saúde (UBS) Guará, que devido aos atos de vandalismo foi suspendido o atendimento médico e outros procedimentos como vacinação à população. Outro caso de gerou repercussão e repulsa pela população foi o vandalismo praticado na quadra de esportes da Praça da Ucrânia, tendo uma pessoa identificada por realizar manobras bruscas em um veículo GM Ômega, deixando marcas de pneus por toda a quadra recém entregue a comunidade local. O motorista um jovem de 23 anos responde judicialmente pelos atos praticados contra o patrimônio público. O secretário de Planejamento, Paulo Dirceu de Souza destaca com a implantação de um novo sistema de iluminação dentro do programa Público/Privado (PPP), será possível a instalação de centenas de câmeras de monitoramento na cidade, possibilitando assim uma acompanhamento em tempo real dos espaços públicos, com uma possibilidade maior na identificação de vândalos. A população pode contribuir denunciando pelo telefone (42) 3630-0500, de forma anônima.