GAECO divulga balanço de mortes em confronto com a polícia em 2018

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), unidade do Ministério Público do Paraná que tem entre suas funções o controle externo da atividade policial, divulgou nesta quinta-feira, 17 de janeiro, os números de mortes em confrontos com policiais no estado do Paraná no ano passado. No segundo semestre de 2018, houve 148 mortes, o que representa um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior, que teve 131 casos. Durante todo o ano de 2018, foram 327 mortes, 52 a mais que em 2017 – um aumento de 18,9%.

No segundo semestre do ano passado, foram 141 mortes em confronto com policiais militares e sete em confrontos com policiais civis. Não houve mortes em enfrentamentos com as Guardas Municipais. No ano todo, houve 312 mortes em confrontos com policiais militares, 12 em confrontos com policiais civis e três com guardas municipais.

Em Guarapuava o total foram de cinco mortes em confrontos com a Polícia Militar, deixando a cidade em 7º lugar juntamente com Cascavel, Candoi e Campo largo. Em primeiro lugar, como cidade em que houveram mais mortes em confrontos com a polícia, Curitiba com a soma de 76 mortes, seguindo para Londrina com 23 mortes e em terceiro lugar Colombo com 12 mortes registradas.