Qual é a sua loucura? Em exposição no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro até esta sexta-feira (31)

Qual é a sua loucura? do artista Patrick de Jesus, é composta por pintura em tela, desenhos, lápis e caricaturas. Eu imagino um monte de coisas e começo a jogar no quadro. Isso é fascinante para mim, essa é a definição do artista. Patrick tem 42 anos e começou a pintar aos 6, em Itabuna (BA), onde nasceu. Hoje ele mora em Guarapuava com a mãe e é paciente do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial).

O seu desejo é que sua arte seja reconhecida. Eu faço arte para ser lembrado. Eu acredito que com a arte eu posso deixar as pessoas fascinadas e, ao mesmo tempo, lembrarem o que eu expressei, afirma o artista.

A exposição foi organizada pela equipe do CAPS após descobrir o seu talento. Ele produziu um material especial sobre a luta antimanicomial, que é comemorada em 18 de maio. Nos desenhos, ele expressou tristeza, agonia, angústia e medo.

De acordo com a terapeuta ocupacional do CAPS, Josiane Ornaghi, a exposição foi um incentivo para ele fazer algo fora da zona de conforto, diferente de tudo que costuma pintar. A exposição tem o intuito de mostrar a sua arte e assim acaba melhorando as relações sociais e diminuindo o isolamento. Ele está fascinado, nunca imaginou que o trabalho dele estaria exposto para todo mundo conhecer e apreciar. Isso é muito importante para nós e para ele.