Professora de Guarapuava é contemplada com recursos de instituição americana

Projeto de Virginia Mamcasz Viginheski irá receber subsídio da Fundação Lemann e da Universidade de Columbia

A Prof. Dra. Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski, do Colegiado de Matemática da Faculdade Guairacá, teve seu projeto contemplado e irá receber subsídio da Fundação Lemann e da Teachers College, da Universidade de Columbia (EUA).

A pesquisa chamada ‘Rethinking Teacher Education: Fostering Inclusive Practices for Visually-impaired Students in Mathematics Classes’ (em tradução, ‘Repensando a Formação de Professores: Promovendo Práticas Inclusivas para Alunos com Deficiência Visual nas Aulas de Matemática’).

O projeto é coordenado pela Prof. Dra. Sani de Carvalho Rutz da Silva, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Ponta Grossa, e tem ainda como membros da equipe o Prof. Dr. Marcio Pascoal Cassandre e a Prof. Dra. Elsa Midori Shimazaki, ambos da Universidade Estadual de Maringá.

Em outubro, de 2018, a Fundação Lemann e a Teachers College lançaram o edital ‘Researching Teaching and Learning: An Equity Imperative for Teacher Education’ (em tradução, ‘Pesquisando o Ensino e a Aprendizagem: Um Imperativo para Equidade na Formação de Professores’) com o objetivo de financiar propostas que endereçassem problemas importantes relacionados à desigualdade no ensino e na aprendizagem, por meio de estudos de pesquisa empírica em salas de aula, de escolas públicas brasileiras, com implicações para a transformação da formação de professores. O objetivo também é fomentar comunidades de pesquisa no território brasileiro.

As equipes selecionadas participaram de um programa coordenado pela Teachers College, incluindo um workshop em Nova York, nos Estados Unidos, além de reuniões virtuais, com o objetivo de desenvolver e implementar o projeto de pesquisa aprovado. Além disso, ainda está previsto apoio financeiro para disseminar os achados de sua pesquisa em reuniões de sociedades acadêmicas profissionais do âmbito nacional e internacional, e/ou através de publicações acadêmicas de 2019 a 2021.