Papel central do trigo

Deixado de lado pelos agricultores nos últimos anos, o grão ganha a importância estratégica no agronegócio

O Jornal Extra Guarapuava iniciou nesta semana uma serie de três reportagens falando do Wintershow 2019, promovida pela Cooperativa Agrária e a FAPA.

As reportagens foram produzidas pelos acadêmicos do Curso de Jornalismo da Unicentro, Matheus Buongermino, André Frutuoso e Fábio Forni. Confira a primeira reportagem o papel do trigo e a cevada, como cereais de inverno.

Um pouco de Guarapuava espalhada pelo Brasil e mundo, tudo isso graças aos biscoitos. A Marilan, empresa de Marília (SP), que é a segunda maior fabricante desse tipo de produto no país tem a Cooperativa Agrária como fornecedora integral do trigo utilizado em seu processo produtivo. Os pacotes que levam pedaços daqui são consumidos por todo território nacional e exportados para mais de 50 países em todos os continentes.

E os primeiros passos em toda essa cadeia de produção são dados na Fapa, a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, que essa semana abre as suas portas para a 16ª edição do WinterShow, evento voltado para os cereais de inverno. E o trigo é um dos destaques desse ano, já que essa que é a principal cultura em toda a região sul e tem o Paraná como seu principal produtor.

O evento contou, em seus dois primeiros dias, com um painel a respeito do grão, além de palestras técnicas. Uma maneira que, além de fornecer aos agricultores conhecimento a ser aplicado em suas propriedades, mostrar a viabilidade financeira dessa cultura.

Negócios que valem a pena

Um dos convidados que participou da atração Trigo: sua importância e seus desafios foi o pesquisador em Economia Rural da Fundação ABC, Claudio Kapp Junior. O especialista expôs os resultados de uma investigação que levou em consideração as últimas 24 safras de inverno e buscava mostrar que o investimento na commodity vale a pena.

Financeiramente pode ser um bom negócio para a propriedade, defende Cláudio. A ideia apresentada é que destinar uma parcela de área para cultivo em questão, pode contribuir para o quebra cabeça da propriedade rural, ajudando a amortizar os custos fixos do ano todo. Esse sistema tem trazido melhores resultados, então nesse sentido, o trigo apresenta mais vantagens do que desafios, mas é claro que para isso acontecer eu preciso dominar a cultura, ressalta.

Quem também mostrou no Wintershow os resultados de seu trabalho foi o pesquisador da Fapa, Juliano Almeida. Durante 19 anos ele aplicou diferentes rotações de safras, considerando os custos e calculando a margem bruta. A análise concluiu que, apesar da monocultura de soja estarem crescendo, já que essa tendência vem ganhando corpo entre os agricultores por trazer lucros de maneira mais rápida, ela pode apresentar problemas para a propriedade depois dos primeiros anos.

Depois do quinto ou sexto ano apresenta problemas de doenças, problema de raiz na soja e com os fungos presentes no solo, a produtividade começa a cair. Já nas áreas em que você faz a rotação começa a aumentar, explica.

Meio Ambiente e sustentabilidade

Entre os benefícios que o plantio de trigo fornece, estão a conservação e oxigenação do solo, melhoria nas características físicas e químicas do local, controle de espécies daninhas e da erosão, além da melhoria das condições nutricionais da terra para as plantações subsequentes.

Outro ponto que pode contribuir para balanceamento dos custos é a redução da ociosidade de funcionários da fazenda. Juliano aponta, que uma porção de terra destinada a rotatividade incluindo trigo já suficiente para que se percebam os ganhos em longo prazo. Uma proporção de 25%, ou 33%, já seria suficiente para ele trazer esse equilíbrio agronômico e financeiro para a propriedade, comenta o pesquisador.

O produtor rural Ronald Przyvbysz coloca em prática em sua propriedade, na região de Mallet, o que vem sendo proposto pelos pesquisadores. Para ele a aveia e o trigo são formas de obter coberturas do solo, tendo os seus custos amortizados. Eu diminuo um custo que eu vou ter de qualquer forma, que é a cobertura do solo. Então eu faço isso com a cultura de inverno, porque o foco é verão, revela.

Tendências

Levando em conta os benefícios do trigo e as tendências dos produtores estarem passando a focar cada vez mais nas safras de verão, em detrimento dos cereais de inverno, a Cooperativa Agrária aproveitou o evento para lançar a campanha Plante+Trigo.

A ideia é trazer estabilidade entre as diferentes culturas, considerando a questão estratégica da companhia, que trabalha com produtos de diferentes culturas e estações, como a cevada, aveia, trigo, milho e soja.todas as nossas indústrias dependem dessa produção, comenta Juliano Almeida. O trigo, por ele mesmo, pode não dar muito dinheiro, mas se você deixar de cultivá-lo você pode prejudicar todas as outras produções, inclusive a soja, complementa.