Cidade ganhará a cor amarela neste mês

Objetivo é acompanhar a campanha de prevenção ao suicídio conhecida como Setembro Amarelo

A Secretaria de Saúde começou nessa segunda (02) a realizar ações intensivas de valorização da vida, com incentivo ao diálogo e apoio às pessoas que passam por um situações difíceis e tem depressão. Serão desenvolvidas diversas ações nas comunidades durante o mês. Nas UBS, por exemplo, estão programadas apresentações de teatro, palestras com funcionários de empresas e cursos de capacitação.

Segundo o secretário, Celso Góes, suicídios são uma questão de saúde pública e preveni-los é o principal objetivo. As ações do Setembro Amarelo buscam dar visibilidade à questão, propondo debates e levando informações, tanto para a comunidade quanto para os servidores da área de saúde, destacou o secretário.

Em Guarapuava, a mobilização quer estimular a compreensão do quanto é importante cuidar da saúde mental, com atenção especial aos jovens e adolescentes. A prevenção é um ato de comunicação e a melhor solução ao identificar os comportamentos suicidas é buscar ajuda. Consulte um especialista ou ligue 188, número do Centro de Valorização da Vida (CVV). Gratuitamente, o programa atende pessoas que precisam conversar, tudo de forma sigilosa e confiável.

A campanha faz alusão ao dia 10 de Setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que busca atenção da comunidade para criar estratégias de prevenção ao ato do suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no planeta, porém nove a cada dez mortes podem ser evitadas. A primeira medida preventiva é falar sobre o tema.